Primeiros roncos de motores dos carros customizados na OC2016 são ouvidos nesta sexta-feira

Neste primeiro dia oficial dos desafios os competidores começaram a fazer a tunagem de carros e iniciaram a montagem de automóveis compartilháveis

Neste primeiro dia oficial dos desafios por equipe da Olimpíada do Conhecimento 2016, competidores começaram a fazer atunagem de carros e iniciaram a montagem de automóveis compartilháveis. No fim da tarde desta sexta-feira (11), os primeiros testes de motores foram realizados, com muito barulho, o que atraiu a atenção do público para a área de Transporte e Logística da OC2016. Os desafios individuais de Mecânica de Automóveis, Eletrônica, Controle Industrial e Soldagem também já foram realizados.

Seis equipes de competidores têm a missão de transformar o motor, a suspensão, o som e a aparência de seis Ford Ka novos, de motor 1.5 e 110 cavalos, no desafio do carro tunado. Uma das metas é modificar a potência do motor, ampliando-a para pelo menos 120 cavalos. O ronco dos motores foi ouvido de longe no momento em que avaliadores testavam as mudanças na injeção eletrônica dos carros.

"As equipes trabalham no projeto de motorização, pintura, adesivagem, instalação de sistema de sons e avanços tecnológicos. Cada uma definiu sua estratégia de preparar o veículo. Como são quatro integrantes por equipe, eles se dividem para personalizar o carro. Acredito que neste sábado à tarde já teremos novidades, com carros bem adiantados. Os vencedores serão anunciados no domingo à tarde”, detalhou o coordenador técnico da área de Transporte e Logística, Jeferson Mateucci.

As equipes trabalham no projeto de motorização, pintura, adesivagem, instalação de sistema de sons e avanços tecnológicos.

CARRO COMPARTILHÁVEL – No desafio do carro compartilhável, a sexta-feira foi produtiva para as equipes formadas por oito competidores cada, conforme avaliação do coordenador técnico da área de Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Jeferson Tangerino. “Ao fim desse primeiro dia, posso dizer que os competidores estão cumprindo o desafio dentro do cronograma esperado. Já fizeram em média entre 35% e 40% do trabalho. Amanhã, começarão os primeiros testes do carro compartilhável nas pistas”, explicou. “Hoje (sexta-feira), a maior parte do trabalho foi de usinagem em máquinas convencionais e de CNC (comando numérico computadorizado)”, acrescentou Tangerino.

Equipes de seis estados receberam R$ 50 mil para a montagem de um carro compartilhável, movido a energia solar ou elétrica e que seja não poluente

Equipes de seis estados receberam R$ 50 mil para a montagem de um carro compartilhável, movido a energia solar ou elétrica e que seja não poluente. “Notamos que a maior parte das pessoas andam sozinhas no carro. Com o aumento gritante de veículos nos grandes centros urbanos, a tendência é trocarmos o carro comum por um que ocupe menos espaço na rua, que seja compartilhado como as bicicletas de aluguel, e não poluente”, disse o avaliador líder da prova, Edílson Roque Jr, técnico especializado e professor do SENAI Cimatec da Bahia. A expectativa é que as seis equipes concluam o carro conceito no domingo.

DESAFIOS INDIVIDUAIS – Simultaneamente aos desafios por equipes, a Olimpíada do Conhecimento realiza prova com duração entre uma e duas horas para avaliar individualmente os competidores. Os primeiros vencedores já levaram medalhas, mas continuarão competindo nas tarefas por equipes.

A disputa para eleger o melhor no desafio individual de Mecânica de Automóveis foi bastante acirrada e exigiu até prorrogação. O estudante do Distrito Federal Guilherme César, 20 anos, foi escolhido pelos avaliadores como o melhor mecânico. Os seis competidores precisaram identificar e resolver quatro problemas para que o Jeep Renegade voltasse a funcionar perfeitamente. “Estar aqui contribui para a minha formação. É um aprendizado, um privilégio”, afirmou Guilherme, aluno do SENAI Taguatinga. Vithor Paquilin, do Rio Grande do Sul, ficou em segundo e Derick Duarte, da Bahia, em terceiro.

No desafio de Eletrônica, o grande vencedor foi Gabriel Marques, de São Paulo. Os competidores tiveram que soldar e montar uma placa eletrônica para controlar e realizar o funcionamento de uma máquina. “É um orgulho enorme vencer esse desafio. Fiz curso de mecânica e elétrica no SENAI de Lençois Paulista e acredito que essa vitória será muito importante para a minha vida profissional. Espero seguir carreira no SENAI”, afirmou o jovem de 17 anos. O segundo colocado foi Marcelo Sodoski, do Paraná, e o terceiro, Matheus Oliveira, de Minas Gerais.

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Já o grande campeão do desafio de Controle Industrial foi Guilherme Augusto de Oliveira, de São Paulo. Ele foi o primeiro a solucionar os cinco defeitos produzidos em um simulador de máquina elétrica. “Comecei a procurar a causa do defeito e, inicialmente parecia ter resolvido, mas tive que voltar. Às vezes, consertamos o defeito mas não da forma exigida no desafio da prova”, disse o aluno de 17 anos, que cursa o 3º ano de instrumentação e controle de processos no SENAI de Lençois Paulista.

O segundo lugar da prova ficou com William Daronch, do Rio Grande do Sul, e o terceiro foi Mateus Lima, do Rio Grande do Norte. Ambos tiveram que disputar prorrogação de 15 minutos e conseguiram solucionar quatro dos cinco defeitos. Conheça o pódio dos desafios individuais:

Mecânica de Automóveis 
1º lugar - Guilherme César (DF) 
2º lugar - Vithor Paquilin (RS) 
3º lugar - Derick Duarte (BA) 

Eletrônica 
1º lugar - Gabriel Marques (SP) 
2º lugar - Marcelo Sodoski (PR) 
3º lugar - Matheus Oliveira (MG) 

Controle Industrial 
1º lugar - Guilherme Augusto de Oliveira (SP) 
2º lugar - William Daronch (RS) 
3º lugar - Mateus Lima (RN) 

Soldagem 
1º lugar - Jorge Martins (RS) 
2º lugar - Max Felipe Silva (MG) 
3º lugar - Jheniffer Silva (PR) 

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