Carros conceito criados por competidores serão testados e avaliados na Olimpíada do Conhecimento

Cada automóvel contou com orçamento de R$ 50 mil e precisa ser movido a energia solar ou elétrica e não ser poluente

Competidor do desafio do carro compartilhável faz ajustes para o último dia de competição

Os carros compartilháveis desenvolvidos por competidores de seis equipes, durante a Olimpíada do Conhecimento 2016, serão testados e avaliados na manhã deste domingo (13). No segundo dia de montagem, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que desenvolvem os projetos entraram a noite fazendo os últimos ajustes nos veículos conceito. Cada automóvel contou com orçamento de R$ 50 mil e precisa ser movido a energia solar ou elétrica e não ser poluente.

No sábado à tarde, a maior parte dos carros começou a sua forma definitiva. Até as 19h, duas equipes já haviam levado o veículo para testes na pista. O carro dos alunos de São Paulo não conseguiu subir uma rampa e voltou para passar por ajustes. O automóvel do SENAI Rio Grande do Sul também foi para a pista, antes de retornar para os últimos acertos. Os carros terão que atingir velocidade mínima de 40 km/h e passar por testes de autonomia e de impermeabilidade em um simulador de chuvas.

“Todos os carros estarão prontos neste domingo de manhã para serem avaliados. Alguns usaram a noite de sábado para terminar a carenagem, outros para solda e ajustes no motor”, detalhou o avaliador-líder do desafio de carro compartilhado, Edílson Roque Júnior, do SENAI Cimatec da Bahia.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

TUNAGEM – No desafio de tunagem de carros, os competidores terão até as 13h de domingo para concluir os projetos. A meta das equipes é transformar o motor, a suspensão, o som e a aparência de seis Ford Ka novos. O processo de tuning ou customização deixa o carro do jeito que o motorista quer ou precisa e é feito por profissionais que conhecem as técnicas de mecânica e de pintura de automóveis. À tarde, os carros estarão expostos para o público. Os vencedores serão conhecidos neste domingo à noite.

“Finalizado o horário de competições deste sábado, posso afirmar que faltam de 20% a 25%, em média, para os projetos serem concluídos. Hoje (sábado), as equipes já apresentaram o som, as potências do motor foram testadas e quatro carros tiveram a pintura do capô avaliada”, detalhou Hélio Nakata, avaliador líder do desafio de tunagem de carros, do SENAI de São Paulo. “A disputa está bem equilibrada. Todos erraram e acertaram um pouco. Ninguém acertou tudo”, acrescentou.

 DESAFIOS INDIVIDUAIS - No desafio individual de polimecânica, o vencedor foi Marcos Iung, aluno do SENAI de Lençois Paulista (SP). Na prorrogação, ele foi o primeiro a concluir a missão de montar uma estação de trabalho que simula a separação de materiais para coleta seletiva, como plásticos e metais. "Treinei por tanto tempo, cheguei aqui e conquistei a medalha de ouro. Essa vitória me estimulará a buscar cada vez mais aprender a polimecânica e será importante para me dar oportunidades no mercado de trabalho", disse Iung.

Já a prova individual de manutenção industrial foi concluída somente depois de duas prorrogações. O vencedor foi Pedro Victor Albuquerque, do SENAI de Mossóro (RN), que concluiu, na primeira prorrogação, o desafio de realizar os procedimentos de segurança e bloqueio, o alinhamento dos eixos e das polias, e o tensionamento das correias. “É muito emocionante, não consigo acreditar ainda. O SENAI sempre está focando o aluno para o mercado industrial, para ingressar no mercado de trabalho. Sem o SENAI eu não estaria aqui. Pretendo seguir a minha carreira de técnico em mecânica e crescer futuramente na profissão”, disse o campeão, que não conteve as lágrimas ao ser anunciado vencedor.

Saiba como ficou o pódio dos desafios individuais

Polimecâmica
1º lugar - Marcos Iung Junior (SP)
2º lugar - Boanerges Júnior (MG)
3º lugar - Vinícius Marinho (RN)

Manutenção
1º lugar - Pedro Victor Albuquerque (RN)
2º lugar - Maurício Uecker (RS)
3º lugar – Mateus Dezidério (SP)

Relacionadas

Leia mais

SENAI inaugura Instituto de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica
Alunos do SENAI do Pará disputam Olimpíada do Conhecimento
Competidores da Olimpíada do Conhecimento vão produzir uma festa para pessoas com restrições alimentares

Comentários