#34 – Faça sua parte! Dia internacional da Reciclagem

No episódio especial do podcast Indústria de A a Z, você confere o papel da indústria para fazer do mundo um lugar mais sustentável

O Dia Internacional da Reciclagem, instituído no dia 17 de maio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) para estimular a reflexão sobre o descarte correto e o reaproveitamento dos resíduos. 

Agora, você sabia que a indústria também faz parte da solução sustentável que o mundo tanto precisa? E isso passa por novos processos, novas tecnologias, e muita inovação. É sobre isso que a gente fala hoje aqui no podcast Indústria de A a Z.  

Para falar sobre reciclagem e como isso envolve toda a sociedade, trouxemos o exemplo da da maior recicladora de alumínio do mundo, a Novelis. A conversa é com o vice-presidente de suprimentos da empresa, o Alfredo Veiga.   

Pra entender o cenário brasileiro na reciclagem e o papel da indústria, a conversa é com o Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo. Confira também o episódio em videocast!:

Veja também: Emissão de gases Gases de efeito estufaEconomia de baixo carbonoEnergia renovávelMecânica 4.0;

Reciclagem é pop 

A indústria da reciclagem no Brasil cresce com o posicionamento das grandes empresas no sentido da economia circular. O aumento da demanda por conteúdo reciclado movimenta todo o setor, criando oportunidades e novos empregos. Entre os desafios a serem superados, está o trabalho social com os catadores e catadoras, organizados ou não, que continuam sendo o elo frágil, com menos investimentos, criando um gargalo para a expansão dessa indústria. 

Consumo Consciente

Para fazer a diferença é preciso reduzir a desigualdade social e os impactos ambientais, e isso passa por nossos habitos cotidianos. O consumo deve ser feito com consciência para evitar o desperdício, pois afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. 

Esse é o Podcast Indústria de A a Z   

Fica ligado que a cada 15 dias teremos um novo encontro por aqui. Vamos trazer os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido.

Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!

Relacionadas

Leia mais

#33 - Exportação: Como se destacar no mercado internacional?
#21 – A Indústria na COP 27
#56 – O que é economia de baixo carbono?

Comentários