Novo Ensino Médio é realidade para mais de 12 mil alunos das escolas SESI

Enquanto escolas públicas e privadas estão iniciando a implementação, a rede SESI já tem 28% das unidades com o novo modelo

Atualmente, o Novo Ensino Médio do SESI é implementado em 22 estados

O Serviço Social da Indústria (SESI) iniciou, em 2018, a implementação do Novo Ensino Médio. O projeto-piloto foi realizado em cinco estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás. Hoje, o novo modelo beneficia estudantes em 22 estados.

Das 317 escolas da rede que ofertam a etapa do Ensino Médio, 91 contemplam o novo modelo educacional – o que representa 28,7% das unidades. Em 2018, no início da implementação das novas diretrizes, 124 alunos cursavam esse modelo. Já em 2021, são 12,8 mil estudantes matriculados no Novo Ensino Médio.

Pioneiro em cumprir as mudanças estabelecidas com a Lei 13.415/2017, o SESI tem ampliado o alcance do modelo de maneira gradual. Com o Novo Ensino Médio, há maior flexibilidade no currículo, o conteúdo é integrado em áreas do conhecimento e são ofertados itinerários formativos.

Com uma metodologia inovadora, o Novo Ensino Médio direciona os jovens para o mercado de trabalho

O aluno pode escolher entre os itinerários que contemplam quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; além do itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP). Vale ressaltar que as escolas SESI contam com os itinerários de Matemática, Ciências da Natureza e FTP.

As mudanças serão um desafio para toda a comunidade escolar, em especial, na vida dos estudantes. Para ajudá-los nesse processo, a Agência de Notícias da Indústria entrevistou três alunos que já cursam o novo modelo de ensino nas unidades SESI para contar suas experiências e aprendizados.

Lívia Nataniel, Ismael Teixeira e Gabriel Pavan são de estados e séries diferentes, no entanto, concordam que o Novo Ensino Médio direciona o jovem para a construção do seu futuro profissional e expande as oportunidades do mundo do trabalho.

Experiência dos alunos no novo modelo

O Novo Ensino Médio possui diferenciais na sua metodologia. Os estudantes entrevistados destacaram três aspectos positivos: a promoção da autonomia do aluno; a conexão entre a teoria e a prática; e o sistema de avaliação por competências e habilidades.

A aluna Lívia Nataniel cursa a 1ª série na Escola SESI de Ananindeua, Pará. O itinerário formativo escolhido pela jovem é o de Matemática e suas tecnologias.

Lívia cursa o itinerário de Matemática e suas tecnologias e destaca a importância da autonomia do Novo Ensino Médio

A autonomia foi o principal fator destacado por ela no novo modelo. Para Lívia, o ensino regular não priorizava conhecimentos importantes para o desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos, como finanças, mercado de trabalho, técnicas de comunicação e autoconhecimento.

“O Novo Ensino Médio nos induz a criar mais autonomia para estudar os conteúdos e debatê-los em sala de aula, faz com que a gente desenvolva uma boa oratória, dois pontos essenciais dentro de uma empresa. Além do ensino técnico, que já é um grande complemento para o nosso currículo profissional”, ressalta.

Já Ismael Teixeira estuda na 2ª série da Escola S de Florianópolis (SC) e realiza o curso técnico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino regular.

Para Ismael, a conexão entre a teoria e a prática é o grande diferencial do novo modelo de ensino

A conexão entre a teoria e a prática, segundo o aluno, é o grande diferencial do atual modelo educacional. Além disso, enfatiza que é uma ótima base para ingressar no mercado de trabalho.

“O fator que mais contribui para a qualidade desse modelo é a utilização de exemplos da realidade do mercado de trabalho sendo aplicados em diferentes situações durante o desenvolvimento de práticas, baseados na teoria”, destaca Ismael.

Para Gabriel Pavan, aluno da 3ª série na unidade SESI SENAI de Tijucas, Santa Catarina, a avaliação por competências e habilidades desejadas em cada área do conhecimento e não pelo sistema de notas tradicional prepara para o mundo do trabalho.


“Já que o mundo do trabalho é voltado pra isso, em uma empresa somos avaliados pelas nossas habilidades, trabalho em equipe ou, até mesmo, pela forma que reagimos às situações, relacionado com a inteligência emocional”, explica o estudante de Desenvolvimento de Sistemas.


Além disso, Gabriel destaca que a metodologia do novo modelo ajuda os jovens a desenvolverem habilidades socioemocionais por meio de atividades em grupo, as quais possibilitam que eles aprendam a trabalhar em equipe, a respeitar, saber ouvir e liderar, aspectos que, segundo o aluno, são muito visados por empresas de alto nível.

“Um profissional que tem essas habilidades pode ir muito longe na carreira e é isso que o SESI nos mostrou”, conclui.

Gabriel ressalta que o SESI prepara o aluno para o mundo do trabalho por meio da avaliação por competências e habilidades

Expansão em 2022

Atualmente, o Novo Ensino Médio do SESI é implementado em 22 estados. Em 2022, as escolas do Rio de Janeiro também serão adaptadas às novas diretrizes. Serão mais de 2,3 mil vagas gratuitas distribuídas em 16 unidades do estado, para aulas em ensino integral.

As inscrições on-line foram realizadas até o dia 15 de novembro. No período de 26 de novembro a 19 de janeiro de 2022, os estudantes vão passar pelo processo de aplicação das provas e efetuação de matrículas. As aulas iniciam em fevereiro, sendo que cada estado tem autonomia para definir seu calendário.

Conheça o SESI mais próximo de você!

Relacionadas

Leia mais

SESI lança pós-graduação para docentes desenvolvida pela Universidade de Stanford
Os aprendizados de quem passou pela experiência pioneira do Novo Ensino Médio
Eu passei: alunos SESI garantem vaga em universidades federais e a nota máxima do ENEM

Comentários