Estudantes avaliam positivamente o Novo Ensino Médio

Pesquisa com 2 mil jovens revela percepção dos alunos do novo modelo e do currículo tradicional. Formação profissional e aproximação com mundo do trabalho e áreas de interesse são destaques

Estudantes que estão cursando o Novo Ensino Médio avaliam o modelo como positivo, estão mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional. Pesquisa inédita do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa entrevistou 1 mil alunos de escolas da rede pública de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e da rede SESI que já estão experimentando a nova estrutura curricular prevista na Lei 13.415/2017.

Das mudanças estabelecidas na reforma, a integração da Formação Técnica e Profissional (FTP) e a inclusão de atividades voltadas para o projeto de vida do estudante são as mais bem avaliadas. Parcela significativa dos jovens acredita que, com o Novo Ensino Médio, as escolas brasileiras irão formar jovens mais preparados para os desafios e as demandas do mercado de trabalho.

A pesquisa também ouviu 1 mil estudantes do currículo tradicional, de maneira proporcional ao Censo Escolar nos critérios estado, condição do município e rede de ensino. Em ambos os grupos de entrevistados, o itinerário de FTP é o mais escolhido entre as cinco opções – seguido por Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Segundo os adolescentes, a escolha dos itinerários se baseia no ingresso no mercado de trabalho, na afinidade com o curso superior e no desenvolvimento de competências específicas em uma área.

- 61% dos alunos que estão cursando o Novo Ensino Médio avaliam positivamente o modelo
Entre os motivos estão “facilita o primeiro emprego devido à capacitação” e o currículo, que traz mais conhecimento e é compatível com área profissional desejada. Para 73% desses estudantes, o potencial do Novo Ensino Médio para melhorar a qualificação profissional do Brasil é grande ou muito grande.

- Alunos do Novo Ensino Médio estão mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional 
77% dos alunos do novo ensino médio estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a escola e 78% estão muito otimistas e otimistas com futuro profissional. Entre os estudantes do currículo tradicional, os percentuais são 70% e 68%, respectivamente.

- As atitudes e expectativas com o Novo Ensino Médio são positivas para estudantes de ambas as estruturas curriculares (total da amostra)

  • 84% concordam totalmente ou em parte que o Novo Ensino Médio irá desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para os jovens;
  • 83% concordam totalmente ou em parte que o Novo Ensino Médio irá fortalecer o protagonismo dos jovens ao possibilitar a escolha da área que desejam aprofundar seus conhecimentos;
  • 83% concordam totalmente ou em parte que com o Novo Ensino Médio, as escolas brasileiras irão formar jovens mais preparados para os desafios e demandas do atual mercado de trabalho;
  • 81% concordam totalmente ou em parte que o Novo Ensino Médio irá promover a elevação da qualidade do ensino no país;
  • 76% concordam totalmente ou em parte que o Novo Ensino Médio irá contribuir para maior interesse dos jovens em ir e se manter na escola.

- 84% dos estudantes do ensino médio têm interesse na educação profissional e 91% têm interesse em cursar ensino superior
86% avaliam como muito importante/importante o fato da Formação Técnica e Profissional ser uma alternativa para o aluno dentro da carga horária do ensino médio regular.

- O itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP) é o mais escolhido entre as cinco opções (26%) 
Seguido por Linguagens (20%), Ciências Humanas (18%), Ciências da Natureza (16%) e Matemática (11%). O que motiva os estudantes a escolherem o itinerário formativo é o interesse em ingressar no mercado de trabalho logo após ensino médio (31%) e a afinidade com o curso superior que desejam fazer (28%).

- Entre os alunos que escolheram o itinerário de FTP, a área de Informação, Comunicação e Tecnologias (26%) aparece em primeiro lugar
Seguido pelas áreas de Negócios, Administração e Direito (24%), Saúde e bem-estar (17%), Engenharia, Manufatura e Construção (15%) e Serviços (12%).

- 17% dos alunos do modelo tradicional já consideraram deixar a escola, enquanto, entre os estudantes do novo ensino médio, o percentual é de 13% 
Precisar trabalhar é o principal motivo para cerca de um terço dos estudantes cogitarem deixar a escola (slide 18). A insatisfação com a metodologia de ensino (6%) aparece apenas para os estudantes do modelo tradicional

- Trabalho já é realidade e preocupação dos estudantes do ensino médio
26% dos estudantes exercem alguma atividade remunerada atualmente. Dos que têm atividade remunerada, 32% são freelancers/bico.

- A falta de experiência é a principal dificuldade para o jovem conseguir emprego no Brasil na opinião de 28% dos estudantes do ensino médio
Seguida pela formação/qualificação (17%) e falta de oportunidade (12%).

- 35% dos estudantes avaliam que empreender será mais atraente no mercado de trabalho no Brasil
Ter emprego formal registrado em carteira é o fator mais apontado pelos estudantes (50%).

A pesquisa revela ainda alto interesse dos estudantes pelo ensino superior. Por outro lado, a necessidade de trabalhar e a falta de interesse ameaçam a continuidade dos estudos – o trabalho, aliás, já é uma realidade para boa parte dos entrevistados. Para 6% dos estudantes do Ensino Médio tradicional, a insatisfação com a metodologia de ensino seria um motivo para sair da escola, problema que não foi reportado pelos estudantes do Novo Ensino Médio.

“A educação brasileira tem um grande desafio pós-pandemia, de resgate do estudante e de implementação do novo ensino médio. É importante ouvirmos o jovem nesse processo para termos a percepção dele sobre a última etapa da formação básica e as mudanças em curso”, afirma o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi.

Primeira pesquisa a ouvir opinião dos alunos do Novo Ensino Médio

Lucchesi destaca o ineditismo de entrevistar os alunos que já estão no novo modelo e a grande demanda pela educação profissional, que confirma a necessidade de garantirmos a implementação exitosa do Novo Ensino Médio e, especialmente, do itinerário de Formação Técnica Profissional.

Nos países da União Europeia, 43% dos estudantes cursam o ensino técnico durante o ensino médio, como mostra o Education at a Glance 2021, pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Seminário Internacional

Para debater o Novo Ensino Médio e os desafios da educação brasileira para implementação do modelo, o SESI e o Canal Futura promovem o 3º Seminário Internacional de Educação com o tema Novo Ensino Médio – engajamento, formação e avaliação. O evento, que será mediado pela jornalista Renata Cafardo, ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro com transmissão ao vivo no canal do YouTube do SESI.

Confira alguns destaques da pesquisa

Relacionadas

Leia mais

Um Novo Ensino Médio
Seminário Internacional de Educação aborda desafios do Novo Ensino Médio
Quiz: teste seus conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio

Comentários