Na Ponta da Língua é assistido por 6,4 mil estudantes em Campo Grande

2ª edição do Na Ponta da Língua no Estado busca desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa

Durante duas semanas, a 2ª edição do Na Ponta da Língua no Estado, que busca desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa por meio de apresentações teatrais do grupo paulista XPTO, foi assistido por 6.410 estudantes de 6 escolas públicas e privadas de Campo Grande, além do público presente ao Centro de Convenções e Exposições Albano Franco no dia 29 de agosto para o lançamento do Projeto do Sesi. Apenas nas escolas da Capital, foram 4.283 alunos do Colégio ABC (640), Colégio Auxiliadora (593), Escola Estadual Professor Sílvio Oliveira dos Santos (725), Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes (753), Escola Estadual Waldemir Barros da Silva (807) e Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado (765).

Agora, a iniciativa vai seguir para 45 cidades do interior do Estado, começando por Terenos e Jaraguari e prosseguindo por Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, BAtayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Carapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão. Ao todo, serão atendidos 46 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 38 mil estudantes de 55 escolas públicas e privadas até dezembro deste ano.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, neste ano o Projeto também chegará ao departamento administrativo das indústrias da Capital, que poderão conferir de perto a iniciativa. “A primeira indústria beneficiada será o Frigorífico JBS, que receberá o Na Ponta da Língua no próximo dia 12 de setembro. Neste ano estamos complementando o trabalho que já foi realizado em 2011, o que nos mostra o sucesso e a repercussão das apresentações em todo o Estado. Ficou o sentimento de quero mais, de cidades e escolas que receberam a iniciativa e que gostariam de conferir novamente, além de localidades de não haviam sido atendidas antes”, destacou.

Escolas

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado, Ilma Pael, o novo acordo ortográfico sempre foi trabalhado dentro da escola. “O tema sempre foi uma das nossas preocupações, porém os alunos nunca tinham absorvido tão bem o assunto como agora, com a apresentação da peça. É uma descontraída e humorada de fazer com que eles entendam melhor”, frisou. Ela ainda destaca que as novas regras são difíceis tanto para alunos quanto para os professores, por isso, a importância da peça teatral ser levada para todos.

Para a aluna Camila Gomes, 14 anos, a apresentação foi a oportunidade de todos os alunos terem acesso às novas regras de uma forma diferente. “Foi muito bom aprender dessa forma e ver que o assunto pode se tornar mais fácil do que a gente imagina”, disse. Já a aluna Eduarda da Silva, 14 anos, garante que o teatro prendeu a atenção de todos. “Eu não tinha tido contato com algumas regras e algumas palavras eu também desconhecia. Foi um ótimo momento para aprender mais”, disse.

A diretora adjunta da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, Luzia Silva Soares, ressalta que sempre busca trabalhar a língua portuguesa e a literatura de forma diferenciada, pois acredita no poder da leitura e de uma boa ortografia. “A iniciativa reforçou o que já trabalhamos em sala de aula e prendeu a atenção de todos, acrescentando no aprendizado dos nossos alunos”, destacou. O aluno Gabriel Braga, 20 anos, acredita que a interatividade da peça é a melhor forma de aprender o tema. “Consegui ter um fácil entendimento de todas as regras, pois com o humor e aas canções fica mais divertido de aprender”, disse.

Da mesma forma pensa a aluna Isabela, 17 anos, que se divertiu durante a apresentação. “Foi muito receber essa iniciativa aqui na escola, pois reforçou tudo que aprendemos em sala de aula, de maneira fácil e diferente”, garantiu. A aluna Karoline Martins, 17 anos, afirma que a peça contribui muito para quem está se preparando para o vestibular. “Agora na reta final é essencial estarmos antenados nas novas regras, pois serão exigidas. A peça é maravilhosa, engraçada e muito explicativa”, disse.

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