Na Ponta da Língua é assistido por 2,2 mil alunos em 3 cidades do Estado

Peça do SESI transmite, por meio da linguagem teatral, informações a escolas do Mato Grosso do Sul sobre as alterações previstas no novo acordo ortográfico da língua portuguesa

O Sesi reuniu, na quarta (26/09), quinta (27/09) e sexta-feira (28/09), pelo menos 2.295 estudantes para assistir a peça teatral do Projeto Na Ponta da Língua, nas cidades de Douradina, Fátima do Sul e Dourados, respectivamente. Por meio da linguagem teatral, eles receberam informações sobre as alterações previstas no novo acordo ortográfico da língua portuguesa, sendo que, até o fim do ano, a meta será levar apresentações teatrais a 55 escolas de 46 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 38 mil estudantes.

As 46 cidades que serão atendidas neste ano pelo projeto são Campo Grande, Terenos, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Jutí, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selviria e Três Lagoas.

Até o momento, o Na Ponta da Língua já foi visto por 14,752 alunos, sendo que em Douradina a peça teatral foi vista por 672 estudantes de Escola Estadual Barão do Rio Branco, já em Fátima do Sul foram 1040 alunos que assistiram a peça nas escolas Escola Municipal Favo de Mel, Colégio Ideal, Jonas Belarmino da Silva, Escola Estadual Senador Filinto Müller, Escola Estadual Vicente Palotti, Escola Estadual Vila Brasil e no município de Dourados a apresentação foi realizada na Escola Pública de Dourados para 583 estudantes.  

O projeto

Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o Na Ponta da Língua também vai distribuir milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de decorar. No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que a definição dos 46 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais perto dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamos mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou

Relacionadas

Leia mais

Na Ponta da Língua já beneficiou mais de 27 mil pessoas em 19 cidades de MS
Na Ponta da Língua já beneficiou mais de 36,8 mil pessoas em 30 cidades de MS
SESI apresenta festival de teatro de bonecos

Comentários