Edição 2012 do Na Ponta da Língua vai atender 46 municípios

Trata-se de uma divertida aula de gramatica para ensinar as novas regras da reforma ortográfica brasileira com apresentações artísticas do grupo teatral XPTO

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, lançou, na noite desta quarta-feira (29/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o projeto Na Ponta da Língua edição 2012, desenvolvido pelo Sesi, que este ano vai atender 46 municípios, 55 escolas públicas e privadas, com estimativa de atrair 38 mil estudantes. Trata-se de uma divertida aula de gramática para ensinar as novas regras da reforma ortográfica brasileira com apresentações artísticas do grupo teatral XPTO, de São Paulo (SP).

No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo desses três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas. Sérgio Longen destaca que dos 46 municípios que serão atendidos, o propósito foi priorizar desta vez as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais pertos dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamento mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou.

A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar. Neste ano o projeto vai beneficiar os estudantes das cidades de Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, BAtayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Carapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão.

O superintendente do Sesi, Michael Gorski, informa que neste ano o projeto chegará ao departamento administrativo das indústrias da Capital, que poderão conferir de perto a iniciativa. “Este ano estamos complementando o trabalho que já foi realizado em 2011, o que nos mostra o sucesso e a repercussão das apresentações em todo o Estado. Ficou o sentimento de quero mais, de cidades e escolas que receberam a iniciativa e que gostariam de conferir novamente, além de localidades de não haviam sido atendidas antes”, destacou.

A coordenadora de produção da peça, Emily Barbosa, salienta a importância em retornar ao Estado. “Nosso retorno demonstra o quanto o projeto foi bem aceito por todos e, para nós, isso é muito gratificantes, é o reconhecimento do nosso trabalho, é o apoio efetivo da Fiems e do Sesi, além do carinho das crianças que sempre ficam com os olhos brilhando ao assistir a peça”, disse.

Para o 2º vice-presidente da Fiems, José Francisco Veloso, o projeto contribui para a educação das crianças e jovens do Estado. “De forma lúdica e fora dos padrões conseguimos chamar a atenção de todos para com um assunto que é essencial em nossas vidas, a língua portuguesa”, frisou. Já um dos diretores da Fiems, Antônio Breschigliari Filho, acredita que o caminho para toda e qualquer formação é a busca pelo conhecimento. “Com este projeto, a Fiems e o Sesi, buscam incentivar a cultura pela língua portuguesa e sua nova ortografia, de forma a incentivar a boa escrita e oratória”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Escolas do Sesi do Estado iniciam uso do Lego em salas de aula
Escolas do SESI mudam currículo para preparar jovens para o trabalho
Estudantes criam soluções para problemas relacionados à água

Comentários