Maranhão e Paraná são destaque no Desafio SENAI Projetos Integradores

Alunos do SENAI que desenvolveram soluções inovadoras para a indústria foram premiados recentemente com uma viagem e visita a espaços inovadores, como Google Campus e Microsoft Education

As equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Açailândia (MA) e de Campo Largo (PR) conquistaram, respectivamente, o 1º lugar nas categorias técnico e aprendiz do IV Desafio SENAI Projetos Integradores, realizado em 2018.

No interior do Maranhão, alunos do curso técnico de Metalurgia criaram uma lixa feita com a chamada “escória”, que são as sobras da produção de aço. Além de dar um fim a esse rejeito industrial, que muitas vezes ficava depositado no pátio poluindo o solo, a lixa super potente dá um acabamento profissional quando utilizada.

O professor orientador do grupo de alunos, Keneth Carvalho, explica que o grande benefício do projeto é que ele veio para atender a uma demanda da indústria da própria cidade. O professor explica que a premiação fez toda a diferença na vida dos alunos.

“A viagem foi muito boa porque, de todos os alunos, ninguém nunca tinha viajado de avião. Conhecer empresas de tecnologias, startups, aprender a transformar ideias em negócios foram coisas que agregaram muitos valores, mostrou a eles um mundo novo”, relata Keneth.

Após a premiação, o aluno Daniel Gomes da Silva afirma que, além de continuar estudando, ele vai buscar espaço e parcerias para que o novo produto se torne uma realidade na indústria. “Vamos procurar investidores porque realmente acreditamos no potencial desse projeto”, diz.

Para ele, vencer a competição e ter ido a São Paulo foi uma experiência inesquecível. “Aqui no Maranhão, a gente nunca imaginou que iria pra uma cidade tão grande como São Paulo, foi muito legal”, comemora.

Já no Paraná, os alunos desenvolveram um Sistema de Frenagem de Motor Trifásico a Disco, que venceu a competição justamente pelo potencial de evitar acidentes com o trabalhador ao desligar as máquinas. O professor e orientador do grupo, Celso Wolski, explica que após o sucesso do sistema criado, a ideia é expandir a novidade.

“Algumas empresas acabaram gostando da ideia e, agora, vamos ampliar essa parceria e lançar em outros editais de inovação”, conta Celso.

Reunido com a mãe, a sobrinha e a irmã, o aluno Herick Crichaki, acompanhava a videoconferência de anúncio dos vencedores. O jovem conta que depois que anunciaram o terceiro e o segundo lugar ele olhou para mãe e disse: "é agora ou nunca". Ele ainda afirma que a emoção contagiou todo mundo ao saber que a equipe tinha conquistado o primeiro lugar. “Quando falaram ‘sistema de frenagem’, foi aquela confusão aqui em casa, todo mundo chorando”, relata. 

Agora, Herick continua treinando e se preparando para um novo desafio: Worldskills 2021. “Eu agora já estou de olho em Xangai”, diz o aluno se referindo à competição que será realizada na China.

SAIBA MAIS - Se interessou? Então entre na plataforma de inovação e conheça as demandas da indústria e as soluções propostas por outros alunos.

Aluno SENAI: Se o seu professor ainda não propôs o estudo de uma demanda e a realização de um projeto integrador, fale com ele! Você também pode sugerir uma demanda que tenha achado interessante. Depois que escolherem um projeto, vocês precisam elaborar uma situação de aprendizagem e trabalhar a demanda com toda a turma.

Se vocês não acharam nenhuma demanda interessante na plataforma, é possível cadastrar uma! Procure nas empresas onde está fazendo aprendizagem/ estágio/ trabalhando ou em qualquer indústria da região!

Relacionadas

Leia mais

SENAI premia projetos inovadores de todo o Brasil
Da Bahia para Abu Dhabi: estudantes do SESI vão representar o Brasil no mundial de Fórmula 1 nas Escolas
7 cursos técnicos que só o SENAI oferece pra você

Comentários