Mais de 600 estudantes vão competir na Olimpíada do Conhecimento 2012

Organizado pelo SENAI, o maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorrerá em São Paulo, de 12 a 18 de novembro, foi lançado nesta quinta-feira, 20 de setembro, na sede da FIESP

Seiscentos e trinta e oito estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes participarão da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorrerá de 12 a 18 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo.

A competição bienal, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi lançada nesta quinta-feira, 20 de setembro, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf.

“A Olimpíada do Conhecimento é o reconhecimento do talento dos jovens e uma mostra do alto nível da educação profissional oferecido nas escolas do SENAI”, afirmou Robson Andrade, durante o evento realizado na sede da FIESP, em São Paulo. O presidente da FIESP destacou que a primeira escola do SENAI foi inaugurada em 1942 em São Paulo. Por isso, a cidade se orgulha de ser a sede da Olimpíada do Conhecimento, no aniversário de 70 anos do SENAI.

 Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento ocupará uma área de 76 mil metros quadrados, no Anhembi, e receberá cerca de 250 mil visitantes. Na competição, 576 estudantes do SENAI e 62 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) mostram habilidades técnicas e pessoais em 54 profissões, das quais 50 são da indústria e quatro dos setores de comércio e de serviços – Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Técnico em Enfermagem.

Nas provas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos, e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.

Leia também

Olimpíada do Conhecimento ajuda SENAI a manter a qualidade dos seus cursos de educação profissional

Download de Arquivos
Apresentação do Mapa do Trabalho Industrial e da Olimpíada do Conhecimento

Relacionadas

Leia mais

Começa torneio que definirá os melhores alunos de educação profissional do mundo
Educação profissional tem de ser ampliada para a economia crescer, propõe fórum
Curso técnico aumenta em 24% renda dos trabalhadores

Comentários