Viva o SENAI: 82 anos de vanguarda na educação e inovação para a indústria

Para celebrar o aniversário do SENAI, tem desconto e milhares de possibilidades de formação profissional para crescer no mercado de trabalho

imagem colorida de pessoas trabalhando e pesquisando
SENAI reúne três importantes pilares para a neoindustrialização: educação profissional, inovação e tecnologia

Uma empresa se torna mais produtiva e, consequentemente, mais competitiva sobre três pilares: pessoas, tecnologia e inovação. Há 82 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria para inovar e formar trabalhadores.

Com um trabalho de excelência técnica alinhado com as tendências e as necessidades da indústria, o SENAI está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Hoje atende 5,3 mil municípios brasileiros por meio de 520 unidades operacionais, 517 unidades móveis, 59 Institutos de Tecnologia (ISTs) e 28 Institutos de Inovação (ISIs), que registram 2,8 milhões de matrículas e prestam consultoria a 30 mil empresas por ano. 


“O Brasil tem muito o que avançar e não só pode, como deve aproveitar a competência e a estrutura do SENAI. Para termos desenvolvimento social, econômico e sustentável, precisamos de educação profissional, de inovação e de uma indústria forte. O SENAI é a instituição que reúne tudo isso”, acredita o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.


Ao longo de oito décadas, a rede também avançou em inovação e se firmou no cenário internacional por meio de parcerias. Dois importantes parceiros são o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, e o Fraunhofer, da Alemanha. 

Para se ter uma ideia da excelência da formação oferecida pelo SENAI, desde 2007, o Brasil figura entre os cinco melhores países no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição, realizada na Rússia.  

“Temos mais de 88,7 milhões de trabalhadores, que tiveram a primeira formação profissional ou se atualizaram em cursos do SENAI; e quase 1,2 mil empresas de todos os portes atendidas pelos ISIs desde a criação da rede, além de 17 mil empresas por ano nos ISTs. São números grandiosos, que mostram uma entrega de altíssimo valor para o setor industrial e para o país”, destaca o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal. 

Cursos atualizados = alunos empregados 

Leal lembra que, para garantir a empregabilidade dos alunos e a satisfação das empresas, os cursos do SENAI passam por atualização constante, baseada no surgimento e na disseminação das novas tecnologias e nos novos perfis profissionais demandados pelo mercado de trabalho.

Entre os ex-alunos de cursos técnicos, por exemplo, 84,4% estão empregados em até um ano de formação. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de 62% no número de matrículas em cursos de nível técnico – de 166,7 mil em 2020 para 270 mil em 2022. Somente no ano passado, de janeiro a novembro, foram 290 mil matrículas. 

Quer se matricular? Aproveita a promoção!

Em comemoração ao aniversário do SENAI, além da oferta de cursos gratuitos, a instituição está com uma promoção nos cursos técnicos no Futuro.Digital. Se matriculando pela plataforma, a primeira mensalidade sai por apenas R$ 9,90. Para saber todos os detalhes da ação promocional e garantir o seu desconto, inscreva-se no site para assistir à transmissão ao vivo do Futuro.Day. 
 

Relacionadas

Leia mais

R$ 6 mi em investimentos: SENAI e Nestlé prorrogam inscrições para projetos sobre futuro alimentar
Inovação e tecnologia são fundamentais para a neoindustrialização, diz Alban
Vagas de verão SENAI: cursos com desconto para concluir ainda nas férias

Comentários