Começa torneio que definirá os melhores alunos de educação profissional do mundo

Começam nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Londres, as provas do 41º WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, que reúne 944 alunos de cursos técnicos e profissionalizantes de 51 países, entre eles o Brasil

Londres - Começam nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Londres, as provas do 41º WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, que reúne 944 alunos de cursos técnicos e profissionalizantes de 51 países, entre eles o Brasil. Nas provas, os competidores, todos jovens com menos de 23 anos de idade, precisam executar tarefas do dia a dia nas diversas áreas profissionais dentro de rigorosos padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que conseguem apresentar as melhores soluções dentro de prazos compatíveis com o desafio apresentado.

Na cerimônia de abertura da competição, realizada na noite desta terça-feira 4 de outubro, no centro de eventos O2, os ingleses, anfitriões do 41º WorldSkills apresentaram à uma platéia de cerca de 5 mil pessoas, um show multicultural que mostrou as características dos quatro países integrantes do Reino Unido - Escócia, País de Gales, Irlanda e Inglaterra. O vice-primeiro ministro da Inglaterra, Nick Clegg, deu as boas vindas aos competidores.

Em seu discurso, o presidente do 41º WorldSkills, Chris Humphires, disse que a educação profissional transforma a vida dos jovens e é decisiva para o bom desempenho da economia dos países. Segundo ele, os 944 competidores que estão em Londres para mostrar suas habilidades técnicas e pessoais já são vencedores, porque estão entre os melhores profissionais em suas profissões.

As provas do torneio, que reúne 46 ocupações profissionais, são realizadas centro de convenções e exposições Excel, também em Londres, até o próximo sábado. Os campões do WorldSkills serão conhecidos na noite do domingo, 9. O Brasil, que é representado na competição por 23 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), pode estar entre os primeiros. "Nossa expectativa é ficar entre os cinco primeiros colocados, de preferência, queremos chegar ao pódio", disse o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, que também é diretor-geral do SENAI.

Em 2007, quando o WorldSkiis foi realizado em Shizuoka, no Japão, a equipe brasileira ficou em segundo lugar, atrás da Coreia do Sul. Em 2009, em Calgary, no Canadá, o Brasil ficou em terceiro lugar, atrás de Coreia do Sul e Irlanda.

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
Senadores elogiam conquista de 2º lugar do Brasil na WorldSkills
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017

Comentários