Fórum IEL Profissionais Inovadores leva mais de 2 mil pessoas ao Teatro SESI em Goiânia

Voltado para jovens profissionais e estudantes que buscam espaço no mercado de trabalho, evento contou com palestrantes renomados, debates, 500 vagas de estágio e oficina de empreendedorismo

O público do evento teve contato com ferramentas que facilitam o acesso ao mercado de trabalho

Mais de 2 mil pessoas passaram pela estrutura montada no Teatro SESI, em Goiânia, nesta quinta-feira (13) para participar do Fórum IEL Profissionais Inovadores. O evento, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o regional local, reuniu um grande público - em maioria estudantes, estagiários e jovens empresários. Todos participaram de painéis com renomados palestrantes do país, que contribuíram para orientar os jovens em busca de uma carreira.

O público teve contato com ferramentas que facilitam o acesso ao mercado de trabalho. “Discutir carreiras inovadoras é fundamental. O jovem precisa de informações que possam fundamentar sua decisão de futuro profissional. Considerando o mercado atual, totalmente disruptivo, com novas profissões sendo criadas e outras extintas, é o momento de discutir isso com o fórum de carreiras. É muito bom contribuirmos com a carreira desses jovens, que procuram um futuro que os leve à realização pessoal e profissional”, comentou o superintendente do IEL de Goiás, Humberto Oliveira.

Para a superintendente do IEL Nacional, Gianna Sagazio, eventos como o Fórum IEL Profissionais Inovadores são fundamentais para disseminar uma cultura de empreendedorismo e de inovação no país. “Para o Brasil ser mais competitivo e gerar mais qualidade de vida para a população e termos empregos de qualidade, precisamos fortalecer a indústria. Para isso, precisamos criar e fortalecer uma cultura de inovação. Goiás é muito ativo no estágio, com uma participação sempre destacada no Brasil. Fico muito feliz com a atuação do IEL em Goiás, promovendo a aproximação dos estudantes, dos estagiários com o setor empresarial, com a indústria”, ressaltou.

PALESTRAS - Uma das palestras mais concorridas do evento, que lotou o Teatro SESI e o anexo montado com telão para exibir o evento em outro ambiente, foi a do jornalista da Rede Globo Ivan Moré, apresentador do Globo Esporte. De uma maneira informal e divertida, Moré contou histórias ocorridas ao longo de sua profissão e que ilustraram importantes dicas e conselhos dados ao público.

“Trabalhei o tema desobediência produtiva, falando sobre como entregar mais e sair da zona de conforto, como trabalhar sua criatividade, como turbinar sua ousadia, como melhorar sua motivação pessoal e profissional. Foi uma discussão muito bacana”, afirmou.

A trupe da Agência Q9 também fez sucesso, lotando o teatro nas duas apresentações (manhã e tarde). O publicitário Jerônimo Junior, apoiado pelo administrador Arthur Henrique e pelo gestor de recursos humanos José Carlos Junior, interpretou personagens utilizando o bom humor e a irreverência para passar sua mensagem ao público, buscando desenvolver o senso crítico em cada indivíduo.

O professor de empreendedorismo Alessandro Saade desenvolveu o tema O Desafio do Futuro: impedindo o robô de roubar seu emprego que ainda não foi inventado. “Os robôs não vão tomar nosso lugar desde que a gente tenha protagonismo, que façamos o que amamos e que a gente desenvolva competências que os robôs jamais terão: a humanidade”, salientou.

O mentor de carreira acadêmica Adilson Souza falou sobre os desafios e oportunidades das novas carreiras. “Foi uma oportunidade ímpar de compartilhar com o público algumas tendências do mercado de trabalho. Foi uma troca muito importante, que gerou reflexões fundamentais para que os jovens possam seguir firme no seu caminho”, avaliou.

O consultor de empreendedorismo, Genésio Gomes, falou sobre o futuro da educação na era do empreendedorismo. Ao fim de cada painel, sob a mediação do jornalista Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera, os palestrantes se reuniam para debates com o público sobre os temas propostos.  

ESTÁGIO E OFICINA - Simultaneamente ao fórum, foram realizadas outras atividades, que objetivam aproximar o jovem e profissionais do mercado de trabalho. O IEL Goiás ofertou ao público mais de 500 vagas de estágio, com grande procura. Inúmeros estudantes saíram do evento encaminhados para estágio e outros fizeram cadastramento no banco de empregos e no Programa Jovem Aprendiz.

Foram realizadas oficinas temáticas para mais cerca de 1 mil jovens que estão cursando o ensino médio. Em parceria com o IEL Goiás, a Organização das Voluntárias do Estado de Goiás (OVG) levou mais de 800 bolsistas, que garantiram combo de 32 horas.

Relacionadas

Leia mais

Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2018
4 motivos que vão te convencer a participar do Inova Talentos

Comentários