Esqueça aquela história de que inovação é um lampejo de brilhantismo que vale US$ 1 bilhão. Em 99,9% dos casos, produtos e modelos de negócio inovadores vêm de trabalho árduo, muita pesquisa e experimentação. O sucesso de qualquer projeto depende de profissionais adequados e encontrá-los pode ser um desafio dobrado para empresas de todos os portes e institutos de pesquisa públicos ou privados.
Por isso, o Inova Talentos, idealizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um programa tão legal. Ele é uma ponte entre a necessidade das empresas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e os profissionais mais adequados para chegar aos resultados esperados. Vamos te provar e te convencer que a sua instituição precisa (p r e c i s a!) participar do Inova.
1. O Inova sabe o que está fazendo
Desde 2013, ano inaugural do programa, o Inova Talentos atendeu a mais de 600 empresas e ajudou a executar quase 800 projetos de inovação em todo o país. Já são mais de 160 mil horas de treinamentos para garantir o desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e comportamentais dos bolsistas selecionados.
2. A chance de você descobrir alguém extraordinário é muito maior
Quando a empresa lança o desafio pelo Inova Talentos, o IEL faz uma seleção detalhada de perfis profissionais na busca pela pessoa mais capacitada para desenvolver o projeto. Isso não apenas aumenta a probabilidade de sucesso na execução, como ajuda as empresas a absorver novos talentos. Quase 60% dos bolsistas acabam sendo contratados ao fim do projeto.
3. Inovar é pop
Cada vaga de pesquisa aberta pelo Inova Talentos tem em média 75 candidatos por bolsa. A concorrência é igual à disputa por uma vaga de medicina na Universidade de Ribeirão Preto no vestibular de 2017.
4. Você vai descobrir que inovar não depende de tamanho
Inovação não é exclusividade de grandes empresas. Tudo bem que, para elas, talvez seja um pouco mais fácil em função de disponibilidade de recursos e de núcleos especializados em pesquisa e desenvolvimento dentro da própria empresa. Apesar disso, desafios de inovação batem à porta de negócios de todos os tamanhos e o trabalho de um pesquisador vai ajudá-los e muito a solucionar problemas e criar novos produtos. Desde 2015, 33% das participantes do Inova Talentos são pequenas e médias empresas.
Quer saber mais como participar? Acesse o site do Inova Talentos!