Felipe traça metas claras e sonha com a própria empresa

“Eu percebi que a área de Mecânica de Usinagem poderia me dar segurança financeira"

Felipe é da capital paulista

Fazer um curso técnico não estava nos planos do paulista Felipe Augusto Gutierra, 20 anos. Inicialmente, ele pensou em ser designer e atuar no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual. Mas tudo mudou depois que conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2010. “Meu irmão falou que estava tendo prova para entrar no SENAI. Fiz, passei, entrei no SENAI e conheci outro mundo. Conheci novos profissionais, gente mais experiente e tudo isso abriu minha visão sobre as várias possibilidades do mercado de trabalho”, afirma.

Ele mudou de planos porque queria conseguir rapidamente uma colocação o mercado de trabalho. “Eu percebi que a área de Mecânica de Usinagem poderia me dar segurança financeira. Era minha chance de conseguir o primeiro emprego. Eu vi como os alunos antigos estavam se dando bem e não tive mais dúvidas”, explica.

O primeiro curso foi de aprendizagem industrial em Mecânica de Usinagem. Nessa época, veio também o dilema: estudar ou trabalhar. Com apoio da família, Felipe decidiu seguir nos estudos, encarando todos os dias mais de uma hora, incluindo ônibus e metrô, pra chegar até o SENAI Roberto Simonsen, no Brás, em São Paulo. “Eu podia trabalhar e ganhar dinheiro, mas decidi me dedicar aos estudos. O pensamento era o seguinte: demoro pra chegar até o SENAI, meus pais estão me ajudando, então eu preciso fazer valer a pena cada dia na escola. Aí eu me esforçava cada vez mais”, conta.

Depois do curso de Aprendizagem Industrial, Felipe partiu para o curso técnico em Mecânica, na mesma escola. Com muito esforço e dedicação, ganhou  medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. Era a confirmação de que havia feito as escolhas certas. A partir daí, ele começou a receber uma bolsa-auxílio do SENAI.

O jovem vai disputar a WorldSkills São Paulo 2015 na ocupação de Polimecânica e Automação. O profissional dessa área fabrica as peças, usina, depois monta o conjunto mecânico e no final automatiza. É um profissional que trabalha na produção de conjuntos mecânicos automatizados (desde a produção de peças até a automatização). Depende do projeto, mas geralmente são peças ou conjuntos de peças utilizados no setor industrial.

PLANOS - Sempre focado nos estudos, hoje em tempo integral, Felipe é daqueles que gosta de traçar metas. “Gosto de focar nos meus sonhos, mas tem de ser uma coisa de cada vez. O objetivo agora, o principal, é a WorldSkills São Paulo. Já no futuro, pretendo ser um empresário, ter minha empresa”, afirma. “Inicialmente não seria no meu ramo de trabalho hoje, porque precisaria de um investimento mais alto”, explica. Sendo assim, ele planeja trabalhar a venda de alimentos.

Ao ser questionado sobre os desafios pra chegar até uma competição internacional, Felipe conta que foi um processo longo. Ele acredita que nesse caminho, ganhou muito. “Conquistei muita experiência profissional, ganhei muito em comportamento e em trabalho em equipe. Tento comparar como era e como estou agora e vejo que evolui muito. Hoje estou investindo meu tempo no SENAI”, diz.

Sobre a competição em si, Felipe já definiu a estratégia. “Eu falo com meu treinador todos os dias. Como estou treinando há bastante tempo, pretendo fazer uma boa prova. É claro que eu quero ganhar, mas antes de tudo ter uma boa participação, mostrar o que eu sei fazer”, finaliza.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Diego pretende buscar aperfeiçoamento na Alemanha
Gabriel escolheu uma das profissões mais versáteis da indústria
Lucas começou a pintar paredes e virou pintor de carros

Comentários