Lucas começou a pintar paredes e virou pintor de carros

“A minha família tem tradição nessa área de mecânica de automóveis e eu resolvi seguir”, conta Lucas

Lucas é de Agudos, em São Paulo

Lucas Pescinelli Luqiianhuk, 21 anos, interessou-se muito cedo em trabalhar. Ele tinha 13 anos quando os pais se separaram, em 2007. Naquele mesmo ano ele pediu para um profissional ensiná-lo a pintar residências. Dois anos depois, em 2009, decidiu ser aprendiz de mecânico na oficina do primo. Ali, o caminho profissional de Lucas começou a ser traçado. O próximo passo foi entrar em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para se qualificar. “A minha família tem tradição nessa área de mecânica de automóveis e eu resolvi seguir”, conta.

Durante o curso técnico de manutenção automotiva no SENAI de Bauru (SP), Lucas se destacou nas aulas de Pintura Automotiva. Com isso, duas oportunidades apareceram. A primeira foi um emprego como preparador de pintura de carros na concessionária Falivel, na qual atuou por sete meses. Logo depois, recebeu o convite para competir na Olimpíada do Conhecimento. “Eu decidi pela olimpíada e não me arrependo de nada. Se voltasse atrás, faria as mesmas escolhas e faria melhor”, diz.

Já são mais de dois anos dedicados aos treinamentos para as provas da WorldSkills 2015 que serão realizadas em agosto. “Depois desse tempo todo, eu vi que conhecimento não ocupa lugar. Tudo o que você aprende na vida pode aproveitar”, avalia. “Hoje, se for necessário, eu posso até voltar a pintar paredes”, afirma. Ele avalia que, em qualquer profissão, a educação profissional torna o trabalhador mais completo. “Estudar dá fundamento à prática, abre mais nossa visão sobre o trabalho”, avalia Lucas, ao lembrar que todos os tios por parte de mãe e de pai passaram pelo SENAI.

FINS DE SEMANA COM A FAMÍLIA - “Na minha família tem ourives, mecânico industrial, mecânico de automóveis”, conta entre tios e primos. Inspirado por eles, Lucas segue pela vida com os dois pés na realidade. O foco agora é nas provas da competição de agosto. Por conta dos treinamentos, ele divide a rotina entre São Paulo e Agudos, cidade localizada a 400 quilômetros da capital, na região de Bauru (SP). De segunda a sexta-feira, a preparação se dá na escola do SENAI no bairro Ipiranga, na capital. Já o sábado e o domingo são dedicados ao descanso em companhia da família.

Os planos para o futuro ainda não estão definidos. Segundo Lucas, ainda está difícil ver o que acontecerá depois da WorldSkills. Mas uma coisa é certa: quer um tempo para aproveitar a família no interior. A faculdade deve mesmo ficar para o primeiro semestre de 2016.

“Ainda não sei a cidade em que devo morar para estudar. Tenho dúvida também se vou fazer Engenharia Química ou Mecânica”, revela. O interesse na primeira – de acordo com ele – é pela possibilidade de desenvolver tintas, já a Mecânica, pela transversalidade. “Um engenheiro mecânico pode trabalhar em muitos segmentos, do automotivo à construção civil”, comenta.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.
 

Relacionadas

Leia mais

Giovanni desenvolve sites e garante que profissão mudou sua vida
Diego pretende buscar aperfeiçoamento na Alemanha
Aluno do SENAI do Distrito Federal vence Seletiva Worldskills em Drywall

Comentários