Gabriel escolheu uma das profissões mais versáteis da indústria

Não importa se o momento é de elevada ou baixa atividade, os mecânicos de manutenção têm papel crucial no funcionamento do parque fabril

Gabriel é de Belo Horizonte

Quando criança, Gabriel Lucas Teixeira Teles, 21 anos, gostava de montar e desmontar o que via pela frente. Os carrinhos, a própria bicicleta ou a dos amigos. O interesse em descobrir como funcionam os carros continuou na adolescência e, aos 16 anos, o jovem se matriculou no curso técnico de Mecânica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Belo Horizonte. Logo no começo das aulas, uma surpresa: a mecânica era industrial e não de automóveis. “Na época, a minha mãe trabalhava nos recursos humanos de uma empresa de manutenção hidráulica e disse que a Mecânica Industrial era uma área promissora. Eu gostei e decidi ficar”, revela.

Gabriel optou por uma das mais importantes ocupações da indústria. Os mecânicos de manutenção estão presentes em vários segmentos industriais. Além disso, não importa se o momento é de elevada ou baixa atividade, esses profissionais têm papel crucial no funcionamento do parque fabril. Hoje, já com consciência disso, ele compara: “o mecânico de manutenção é um camaleão. Se adapta a qualquer tipo de indústria”.

A identificação com o conteúdo desconhecido foi tanta que, ao final do curso, em 2012, Gabriel recebeu um convite para treinar para a Olimpíada do Conhecimento. Depois de ser selecionado na escola e conquistar o ouro na etapa estadual, ainda em 2013, passou a integrar o projeto Top One, desenvolvido pelo SENAI para preparar competidores à WorldSkills 2015.

Desde então, já foram mais de três anos de treino. Muita coisa aconteceu desde então. O importante, segundo ele, é que tudo tem se tornado incentivo. “Seis meses antes do estadual, eu perdi um tio que era como um pai para mim. Naquele dia, eu falei que não ia perder mais nada. E até hoje eu não perdi. Ele é uma inspiração. Sempre que passo por alguma dificuldade, penso nele e isso me dá força”, conta.

FORMAÇÃO AMPLA - Traço marcante de sua personalidade, a determinação caminha junto com a tranquilidade que, segundo ele, será importante na hora da prova. Ao todo, serão nove desafios em uma esteira transportadora, nos quais os competidores terão de usar técnicas de soldagem, caldeiraria, usinagem para realizar a manutenção. A formação ampla, pela qual passa um mecânico industrial, também tem a ver com as escolhas pessoais de Gabriel. Depois do curso técnico, o jovem fez aprendizagem industrial em usinagem e qualificação em eletricidade industrial. “Esse meu tio me dizia sempre que não era para focar somente numa coisa. Se conquistar o ouro,  vou dedicar a ele”, diz.

É na família que o jovem busca seu principal apoio. Desde janeiro de 2015, os treinos passaram a ser em São Paulo. A cada 15 dias, Gabriel volta para Belo Horizonte para passar um fim de semana com a mãe e a irmã, de 15 anos. “Meu pai é separado da minha mãe, mas ele é muito presente. A família toda é muito envolvida. Eles até já fizeram vídeo de motivação e me enviaram pelo whatsapp”, lembra.

Quando questionado sobre os planos para o futuro, Gabriel comenta que, na época do curso técnico, alguns colegas pensavam em abrir uma empresa de manutenção. Para isso, porém, será necessário reunir capital e, por enquanto, ele prefere pensar na faculdade de Engenharia Mecânica e conciliar com o trabalho de instrutor no SENAI.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

O torneio de robótica é uma oportunidade de autoconhecimento, diz Lucas Trambaiolli
Workshop internacional do SENAI aborda a evolução dos processos químicos em escala industrial
A indústria é delas: mulheres conquistam espaço no setor industrial

Comentários