Equipe de robótica do Distrito Federal trabalha para melhorar o sono de astronautas

Alunos desenvolveram o projeto nesta temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Evento é realizado neste fim de semana, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro

Com o objetivo de otimizar o sono de astronautas em órbita no espaço, alunos e alunas da equipe Lego of Olympus de robótica do Serviço Nacional da Indústria (SESI) do Gama (DF) desenvolveram uma ideia inovadora.

Trata-se do IPNOS (Ideia inovadora para neutralizar os obstáculos que interferem no sono). O projeto foi aprovado na etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, em novembro do ano passado, e vai para a disputa nacional, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro.

A ideia consiste em acoplar ao saco de dormir dos astronautas uma manta térmica e uma esteira vibratória. “O principal objetivo é o relaxamento porque ele dilata os vasos sanguíneos e a pressão do corpo cai, já que no espaço existe a micro gravidade, que a pressão vai para a cabeça e isso causa um total desconforto. Só que, com o IPNOS, a vibração vai acontecer e, assim, os vasos sanguíneos vão dilatar e a pressão do corpo, cair. Então esse é o principal objetivo do IPNOs: o relaxamento”, explica Helen Cristina, 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio e membra da Lego of Olympus.

A equipe é formada por duas meninas e quatro meninos, com idades entre 14 e 16 anos, além de uma mentora. O time está na sexta temporada e, em apenas uma oportunidade, não conseguiu superar a etapa regional e disputar a nacional. “Sempre observei as pessoas da robótica e percebi que elas eram muito dedicadas. Sempre estavam em busca de um objetivo, e geralmente conseguiam. Eu pensei que queria ser assim. Uma pessoa que tem um objetivo e vai atrás do objetivo”, diz Helen Cristina. 

O técnico da equipe, o professor do SESI Alberto Júnior, acredita que a competição traz experiência aos alunos em formação. “Por mais que eles estejam ainda iniciando a sua formação na escola, emergindo ali do (ensino) fundamental e médio, eles conseguem ter uma visão muito grande já de preparação do trabalho científico que vai ser muito importante para eles no futuro, quando eles saírem da escola”, diz o professor.

Equipe Lego of Olympus de robótica pronta para a competição no Rio de Janeiro

O torneio - O desafio da temporada "Em órbita" explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. O objetivo é fazer com que os estudantes ingressem no mundo da ciência e tecnologia de uma forma divertida, a partir da construção e programação de robôs feitos com peças de Lego.

Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, competição que faz parte do Festival SESI de Robótica. Cada equipe deve ter obrigatoriamente dois treinadores: técnico e mentor; e 2 a 10 competidores. As equipes precisam resolver um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros.

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre robótica? Acesse o site do Festival de Robótica.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Festival SESI de Robótica vai reunir 1.200 alunos de escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro
Missões da NASA inspiram alunos de Recife no Festival SESI de Robótica

Comentários