Educadores celebram presença de Ana Júlia de Carvalho na final do "Nobel da Educação"

Aluna do SESI é a única latino-americana entre os 10 finalistas do prêmio. Para especialistas, a conquista representa o poder transformador da educação e é motivo de orgulho para o Brasil

Grandes nomes da educação brasileira comemoraram a seleção da aluna da Escola Cambona do Serviço Social da Indústria (SESI) do Alagoas Ana Julia Monteiro de Carvalho, 18 anos, como a única representante da América Latina entre os dez finalistas do Global Student Prize 2021, considerado o “Nobel da Educação”. Para eles, a conquista demonstra a importância da educação como poder transformador de uma sociedade e motivo de orgulho para uma nação. O resultado do prêmio será divulgado no dia 10 de novembro, de forma remota.

Ícone da educação brasileira, o economista e consultor Claudio Moura e Castro viu no feito de Ana Julia um momento de resgate do orgulho em ser brasileiro. “Perder por 7 x 1 da Alemanha chamuscou a alma brasileira. Mas é só isso que conta? Por que não nos alegramos com aquelas realizações que podem não incensar alma, mas trazem qualidade de vida para a sociedade?”, pergunta. Ele enalteceu a conquista e elogiou a criatividade e eficiência dos projetos da estudante selecionados pelo concurso.


“Vamos torcer por ela. Essas são as realizações que o Brasil precisa. A alma sara sozinha. Mas sem inovação, estamos condenados à pequenez”, disse Moura e Castro.


 

O economista e consultor Claudio Moura vê a conquista da estudante como um momento de resgate do orgulho em ser brasileiro

Para o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e titular do IEA USP Polo de Ribeirão Preto, Mozart Neves, a notícia de que a estudante está entre as maiores do mundo representa a certeza e esperança de que a educação é o único caminho possível para o desenvolvimento de uma nação e de formação de cidadãos. “Além do mérito da Ana, é também motivo de orgulho para os profissionais de educação. Parabéns ao SESI pelo nível de qualidade do seu ensino e boa sorte para nossa representante”, declarou.

Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, também prestigiou a conquista da estudante. “Ter uma mulher, jovem e brasileira concorrendo a este prêmio é um exemplo do poder transformador da educação e de como a juventude é potente. As juventudes são, hoje, uma força estratégica para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. Um exemplo deste no Brasil estimula os jovens”, declarou. Ela acrescenta que assim como aconteceu com a Ana Carvalho, milhares de outros jovens podem se destacar.


“É necessário e urgente criar caminhos para que estes jovens possam desenvolver sua inteligência, criatividade e potência. Por isso, é preciso colocá-los no centro do processo educativo. A educação deve ser um projeto abraçado por toda a sociedade, pois só dessa forma é possível garantir aos jovens e ao nosso país um futuro digno”, finalizou.


Ex-ministros da Educação comemoram a conquista

Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, ressalta que a estudante é um caso de sucesso e exemplo para todos os estudantes brasileiros.

Dois ex-ministros da Educação também comentaram a conquista de Ana Júlia. O atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, impressionou-se. “Ana Júlia é um grande caso de sucesso. Uma moça dessa idade com um talento para invenções que modificam a vida das pessoas. Parabéns a ela!”, elogiou. A opinião é compartilhada pelo atual secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares.


“É espetacular ver uma estudante brasileira representando os esforços de tantos brasileiros que valorizam a educação. Sua chegada nesse patamar do concurso é uma inspiração para todos nós. Parabéns a ela e ao SESI pela conquista”, declarou.


Determinação e foco!

A jovem possuiu várias conquistas acadêmicas na área de robótica e pesquisas científica

Ana Julia concorreu com mais de 3,5 mil alunos de 94 países, chegando ao top 10 do Global Student Prize.


"Um dado interessante é que eu sou a única estudante do Ensino Médio no ranking dos dez melhores. Isso significa que o SESI me proporciona uma educação de qualidade que me fez concorrer com alunos de graduação, pós-graduação e até mestrado", avalia Ana Júlia.


Ela indicou dois projetos iniciados no SESI no currículo submetido à premiação. Seus projetos falaram sobre iniciação científica e robótica.

"São temas que geralmente temos acesso somente na graduação, mas pude conhecê-los graças à grade curricular do SESI, que me proporcionou todos os recursos necessários, como salas maker, salas de ciências e salas de robótica que são fundamentais para nosso desenvolvimento. O SESI foi fundamental para que eu esteja na posição que conquistei", elogia.

Para celebrar a conquista da estudante, vamos todos acompanha o resultado Global Student Prize, que será divulgado no dia 10 de novembro, de forma remota! 

Ana Júlia é uma das poucas alunas do ensino médio entre os Top 50

Relacionadas

Leia mais

Estudante do SESI Alagoas é finalista do ‘Nobel da Educação’
SESI e SENAI promovem ações em homenagem ao mês docente
Com 21 anos, ex-aluna do SESI se torna escritora de livros infantis

Comentários