Com 21 anos, ex-aluna do SESI se torna escritora de livros infantis

Na semana do Dia das Crianças e da Leitura, conheça a história de Jaque e Heitor que resultou na publicação de um livro infantil

FOTO: livro infantil com criança ruiva sorrindo
A escritora estreante estudou no SESI Escola Várzea Grande por 11 anos

Era uma vez, em uma terra não tão distante, uma escritora que se encantou pelas ilustrações de um jovem artista. Juntos formaram uma parceria e, recheado de poesia e narrativa lírica, nascia o livro Mari Sol.

A publicação é a estreia de Jaque Bittenccout, 21 anos, ex-aluna do Serviço Social da Indústria (SESI/MT), no universo literário. Com desenhos do talentoso Heitor Primo, um baiano de apenas 15 anos, a obra introduz conceitos sobre controle de sentimentos e perdas.

A protagonista da história é Mariana, mais conhecida por Mari Sol, que aos seis anos de idade está sempre alegre e radiante, ama os amigos e é apaixonada por dinossauros. A garotinha vive na Cidade das Estações, em que cada sentimento é representado por uma época do ano, e onde todo o enredo se desenrola.


“Escolhi essa temática porque o livro foi escrito logo no início da pandemia do novo coronavírus e, nesse período, estávamos perdendo muitas pessoas queridas. Como o livro era para criança, a ideia foi mostrar para elas um pouco disso, de uma forma mais leve.”


Jaque ressalta que falar sobre perdas é muito difícil até mesmo para adultos, então, a intenção foi abordar o assunto trazendo algum tipo de conforto, leveza e naturalidade para os pequenos. A publicação, viabilizada de forma independente, ganha ainda mais ludicidade, cores e beleza com as ilustrações do jovem Heitor, que também é o responsável pela diagramação. Aliás, o processo criativo foi inverso: primeiro veio a personificação da protagonista e, depois, o desenrolar do enredo.

“Ele postou o desenho de uma garotinha em um grupo que temos em comum. Comentei como ela se parecia comigo e, a partir disso, começamos a pensar no livro e ela se tornou a personagem principal”, lembra Jaque, ressaltando que conheceu Heitor pela internet e admirava seu trabalho.

A história começa no reino encantado do SESI

Jaque sempre foi uma pessoa criativa e curiosa, fato que foi observado por seus professores. A escritora estreante estudou no SESI Escola Várzea Grande (MT) por 11 anos, desde o primeiro ano do ensino fundamental até concluir o ensino médio, em 2017. Aos 17 anos, começou o curso de Publicidade e Propaganda, que acabou trancando durante a pandemia, mas planeja retornar em breve.


"A forma que o SESI me ajudou foi bem legal, porque eu era a aluna que participava de tudo. Desde decorações, eventos, empreendedorismo, oficinas, coral... A criatividade no SESI sempre foi estimulada e isso me encorajou", conta a escritora.


Após a publicação do livro, como forma de agradecimento, Jaque voltou ao SESI para presentear os educadores e deixar na biblioteca da unidade exemplares do livro. “O SESI foi o local onde eu passei boa parte da minha vida. Esses professores fazem parte da minha história, da minha infância e adolescência e sou muito grata a eles”.

Mônica Nascimento, professora de Língua Portuguesa do SESI, 33 anos, foi uma das presenteadas pela ex-aluna. Ela conta que foi emocionante receber o livro.

"A atitude dela de chegar e dizer que lembrou da gente e queria nos deixar com algo da sua produção, me deixou emocionada. Eu chorei e fiquei muito feliz, eu lembro da Jaque em vários momentos dentro da escola. Então, quando vemos um aluno tendo sucesso, sabemos que todo nosso esforço e dedicação valeu a pena", relembra Mônica.

A magia começa na leitura e vai para a vida real

Mônica, formada em Letras, explica que o SESI é o local que, além de incentivar, dá oportunidade para os alunos colocarem em prática metas e sonhos.


"O SESI potencializa não só no conhecimento, mas também o crescimento pessoal de nossos alunos, proporcionando projetos de leitura, dando a oportunidade da escolha de acervos para compor a nossa biblioteca e muito mais", explica.


Para encantar e despertar o gosto pela escrita nas crianças e em outros estudantes, Jaque também doou exemplares para todas as creches e escolas de ensino fundamental da região do bairro Cristo Rei, onde mora.

Para adquirir! Os interessados em apoiar a jovem escritora e adquirir exemplares, basta entrar em contato pelo Instagram @jaqbittenccourt.

Relacionadas

Leia mais

Agenda CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial na quinta (14) às 10h
Minicursos gratuitos para educadores abordam gamificação e cidadania digital
CNI considera positiva resolução que permitirá reduzir emissões em plataformas de petróleo e gás

Comentários