Barco-escola do SENAI completa 39 anos com milhares de alunos certificados na Amazônia

As duas unidades fluviais do SENAI Amazonas já capacitaram quase 59 mil estudantes

O barco-escola Samaúma I, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amazonas completa, neste sábado (17), 39 anos de navegação pelos rios da Amazônia, para levar educação profissional a brasileiros moradores de 67 munícipios da região. No total, os barcos Samaúma I e Samaúma II – o segundo comemorou quatro anos de atividade na última quarta-feira (14) - já formaram 58.905 alunos.

Atualmente ancorado na cidade de Laranjal do Jari (AP), o Samaúma I , pioneiro do SENAI Amazonas, vai seguir para o município de Mazagão Novo, também no Amapá, a 296 km da capital, com data a ser definida pelo SENAI do Amapá. “Estamos fazendo um trabalho intenso no estado do Amapá. Já atendemos os municípios de Vitória do Jari, Mazagão Novo, Santana e a capital Macapá”, diz o gerente da Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias, Teodório Ferreira Filho.

A 2ª unidade fluvial do SENAI, o Samaúma II, está em fase de manutenção, com previsão de retorno às atividades ainda em 2018. A meta do SENAI Amazonas para este ano, com os dois barcos, é atender 2.185 alunos em cursos das áreas da Construção Civil, Alimentação, Mecânica, Refrigeração, Vestuário, Informática e Gestão. “Formamos 380 alunos na última turma em Laranjal do Jari, dentro das sete áreas de atuação ofertadas. A ideia é dar continuidade na missão de disseminar conhecimento não só no Amapá, mas por toda a região amazônica”, afirma Filho.

Instrutor do barco-escola Samaúma I entrega certificado do SENAI para estudante do Amapá
Cursos ofertados nos barcos-escola do SENAI
Construção Civil - Pedreiro e Instalador Hidráulico Residencial
Alimentos - Padeiro, Confeiteiro Industrial e outras dependendo da demanda
Mecânica - Mecânico de Motores de Popa, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico Industrial
Refrigeração - Reparador de Condicionador de Ar – Janela e Split
Vestuário - Modista Costureiro do Vestuário
Informática - Operador de Computador e Informática Avançada
Gestão - Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Relações Interpessoais

“A certificação do SENAI Amazonas visa à geração de novos postos de trabalho no município”, destaca Filho. Para solicitar os serviços dos barcos e suas estadias em seus portos, o SENAI Amazonas recebe pedidos das prefeituras municipais e a diretoria do SENAI avalia as demandas de acordo com as vocações de cada cidade, para alinhar os cursos que serão oferecidos para contribuir no desenvolvimento do potencial econômico de cada cidade.

Relacionadas

Leia mais

Quer conquistar o mercado de trabalho? Cursos do SENAI têm vagas abertas em todo o Brasil
Cursos do SENAI CETIQT são reformulados para atender novas demandas da indústria têxtil e química
Na volta às aulas, SESI e SENAI implantam o novo ensino médio  integrado à formação profissional

Comentários