Cursos do SENAI CETIQT são reformulados para atender novas demandas da indústria têxtil e química

Desenho dos novos currículos está alinhado às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho

Com base na metodologia SENAI de Educação Profissional e Tecnológica, que sintoniza a educação profissional às demandas do mercado, os novos currículos dos cursos técnicos e de ensino superior do SENAI CETIQT desenvolverão nos estudantes capacidades fundamentais para trabalhar com tecnologias atuais e futuras.

O método, reconhecido nacional e internacionalmente, já está presente em instituições de ensino de países da América do Sul e Caribe.

A reformulação contou com a participação de especialistas técnicos de todo o Brasil, entre representantes de empresas reconhecidas, associações, sindicatos e academia.

Além de identificarem e atualizarem perfis profissionais requeridos, eles fizeram o levantamento de novas competências profissionais correspondentes às ocupações demandadas pelos segmentos industriais têxtil, de vestuário, de moda e química atendidos pelo SENAI.

ENSINOS TÉCNICO E SUPERIOR - Originalmente empregada apenas para o ensino técnico, a metodologia agora é aplicada também para o ensino superior.

Os cursos de Design de Moda e Engenharia Química do SENAI CETIQT fizeram parte dessa renovação curricular e estarão prontos para serem ofertados até o final deste ano. Foram desenvolvidos, ainda, novos cursos de especialização técnica e superior na área de materiais têxteis, têxteis técnicos e não tecidos, a serem ofertados no segundo semestre de 2018.

Marcelo Ramos, assessor da Direção Executiva do SENAI CETIQT, e a equipe da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Departamento Nacional lideraram as reuniões dos comitês técnicos setoriais e de desenho curricular, ocorridas entre os meses de agosto e dezembro de 2017.

“As principais inovações curriculares, especialmente no ensino superior, são: a construção de um percurso de formação baseado no desenvolvimento de competências, com a integração, em Unidades Curriculares, de disciplinas antes vistas isoladamente, dando maior foco na aplicação dos conhecimentos adquiridos; e a incorporação nos currículos de conteúdos condizentes com as tendências de desenvolvimento tecnológico e com os princípios da Indústria e de Educação 4.0”, explica Marcelo.

A expectativa do SENAI CETIQT é ofertar os melhores cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química do Brasil. Além do currículo atualizado, a instituição passa a oferecer salas de aula interativas, uma planta de Confecção 4.0 e laboratórios de Engenharia Química com equipamentos de última geração.

SAIBA MAIS - Quer conhecer todos os cursos oferecidos pelo SENAI CETIQT? Acesse o site no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT lança pós-graduação para capacitar empresas a implementarem modelo de Confecção 4.0 no Brasil
Aos 76 anos, SENAI tem nova missão: preparar os profissionais para os desafios da Indústria 4.0
CNI analisa os próximos desafios nacionais e globais da indústria brasileira

Comentários