Bala de casca de banana pode diminuir estresse e danos aos dentes

Alunos do Paraná desenvolveram o produto, batizado de Balanana, que será apresentado no Torneio SESI de Robótica

Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) criaram uma bala capaz de diminuir a erosão dentária e controlar o estresse dos astronautas durante missões espaciais. O projeto é um dos 84 que estão sendo apresentados neste fim de semana no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O tema desta temporada é "Em órbita". Esta é a primeira vez que a Esquadrão Lego, formada por 10 alunos do ensino médio, consegue chegar até a etapa nacional da competição. Sofia Guimarães, 15 anos, é uma das integrantes da equipe e explica que depois de muito pesquisarem, ela e os colegas chegaram à produção de uma bala neutralizadora de PH bucal obtida a partir de cascas de banana, a Balanana.

“A bala é feita com a casca de banana porque ela é descartada facilmente. E como a casca é descartada, ninguém sabe quais benefícios ela oferece. Um dos benefícios é que vai ajudar na liberação do triptofano, um aminoácido, que vai ajudar a liberar a serotonina - neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer”, explica Sofia.

O torneio possui quatro tipos de avaliação: Projeto de Pesquisa para colocar as ideias no papel; Design do Robô para desenvolvê-lo; Desafio do Robô, quando a equipe tem de cumprir missões com o próprio robô; e por final, a Core Values, quando é avaliado o trabalho em equipe.

Para o professor do clube de robótica do SESI da CIC e técnico da equipe, Lucas Hohmann, a robótica auxilia os alunos a assimilarem melhor todos os conteúdos, tendo melhor desempenho do que o obtido a partir das aulas tradicionais. O professor também ressalta que o torneio tem influência positiva no desenvolvimento da empatia e autonomia dos jovens.

“Tenho certeza que quando eles chegarem no mercado de trabalho vão estar extremamente preparados. Alunos que têm esse torneio no currículo tem chances altíssimas de entrarem em boas empresas. É um tipo de trabalho muito valorizado”, destaca Hohmann.

Equipe Esquadrão Lego desenvolveu a bala de casca de banana

O TORNEIO - O desafio da temporada, "Em órbita”, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar do torneio de robótica.

O SESI investe em programas de robótica desde 2006 e organiza o torneio no Brasil. Cada equipe deve ter obrigatoriamente dois treinadores: técnico e mentor; e dois a 10 competidores. As equipes precisam resolver um conjunto de problemas do mundo real vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros. 

Para a gerente de Educação Profissional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Vanessa Frason, essa experiência fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos alunos, além de torná-los competentes para o mundo do trabalho.

“O fato de a gente trabalhar com situações da vida real é importante porque vai dar para ele uma noção de como efetivamente as coisas funcionam no mundo real e certamente isso vai facilitar para ele depois, futuramente, uma formação profissional”, ressalta Vanessa. 

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre robótica? Acesse o site do Festival de Robótica.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Com projeto de pílula que reduz ansiedade, alunos de Curitiba se classificam para Torneio Nacional de Robótica
Equipe de Alagoas cria barreira protetora para astronautas no Torneio SESI de Robótica

Comentários