Depois que a Agência Espacial Americana (NASA) anunciou em rede social os 10 problemas mais comuns em viagens para o espaço, cinco alunos da escola do Serviço Social da Indústria (SESI) Aberlado Lopes, de Maceió (AL), que formam a equipe Robocamb, se empenharam para criar um projeto para solucionar um dos problemas.
O professor de robótica, João Victor Laurindo Dantas, conta que o projeto será apresentado agora, em março, no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que faz parte do Festival SESI de Robótica. A proposta da equipe é a criação de uma barreira protetora contra os raios interespaciais de alto nível de radiação que prejudicam os astronautas no espaço.
Segundo o professor, a problemática é desafiadora. João Victor conta que o projeto foi revalidado por vários profissionais, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações e astronauta Marcos Pontes. “O funcionamento dela é basicamente uma barreira protetora que vai estar dentro das ligas de alumínio da NASA, tanto interno, como externo, vai estar no meio servindo de proteção contra os raios”, explica o professor como a placa funciona.
A robótica traz crescimento para os alunos que integram essa equipe. Leonardo Roriz Amorim, de 15 anos, está no 2º ano do ensino médio. Para o jovem, a área trouxe muitas oportunidades acadêmicas e sociais, pois o fez explorar, no cotidiano, habilidades como criatividade, apresentação, inovação e metodologia científica. Ele conta que está muito ansioso para o torneio. “O que esperamos para o torneio são muitas coisas boas porque como diz o ditado nós colhemos o que plantamos. E estamos plantando muita dedicação, muita união, muito trabalho em equipe e nós esperamos alcançar um internacional, se Deus permitir, novamente”, conta o jovem.
O TORNEIO - O desafio da temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, “IntoOrbit”, nos dias 16 e 17 de março, no Rio de Janeiro, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos participam da competição.