Alunos do SESI participam de mostra inédita de projetos científicos

Visitante da Olimpíada do Conhecimento vai conhecer o projeto piloto Mostra SESI de Ciências e Engenharia

Quem passar pelo Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento , entre os dias 10 e 13 de novembro, vai conhecer um projeto piloto desenvolvido com alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) . É a Mostra SESI de Ciências e Engenharia . Estudantes de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro apresentarão projetos de pesquisa científica e tecnológica. Para realizar os trabalhos, os alunos puderam escolher temas das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia. O foco é resolver problemas do mundo real, a partir de fundamentos teóricos e metodologia científica .

Cada estado que participa da Mostra SESI será representado por uma equipe com três alunos que podem ser do ensino fundamental (8º ou 9º anos) ao ensino médio. A iniciativa tem como objetivo estimular a iniciação de estudantes à pesquisa científica e a cultura investigativa , por meio de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem novas vocações em Ciências e Engenharia, alinhadas com as diretrizes do Programa SESI Educação para o Mundo do Trabalho .

Um dos projetos é de alunos do SESI de Pedro Leopoldo (MG). Eles analisam a ação da papaína, uma enzima do mamão, sobre os ovos do verme causador da esquistossomose. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está contaminada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma . Se o resultado for satisfatório, a ideia é formular um produto à base deste composto com o objetivo de interromper o ciclo do verme. Já os estudantes do SESI de Petrópolis (RJ) vão apresentar uma pesquisa sobre a extração e produção de óleo de alho. O produto poderia ser utilizado como repelente natural para afugentar cobras.

Equipe de Alagoas que vai participar da Mostra SESI de Ciências e Engenharia, em Brasília

Os projetos apresentados na Mostra SESI de Ciências e Engenharia serão avaliados por profissionais da USP, além de professores de institutos federais e de outras instituições. Dos 15 projetos da Mostra, três serão premiados com troféus e medalhas. A ideia é que, depois da Olimpíada do Conhecimento, essa iniciativa seja levada também para outras escolas do SESI em todo o Brasil.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC2016
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016
Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Comentários