Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016

Durante as provas, os competidores terão de personalizar um carro zero quilômetro

Durante as provas, os competidores terão de personalizar um carro zero quilômetro, com câmbio manual de cinco velocidades, motor 1.6. e quatro portas

Seis equipes, formadas por estudantes dos cursos técnicos de Mecânica e de Pintura Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI) , participarão do desafio Tuning , da Olimpíada do Conhecimento 2016 , que ocorre entre 10 e 13 de novembro, em Brasília. Durante as provas, os competidores terão de personalizar um carro zero quilômetro, com câmbio manual de cinco velocidades, motor 1.6. e quatro portas.

O tuning de automóveis, que virou hobby de muitas pessoas por causa das corridas de Stock Car, é hoje uma exigência do consumidor que, cada vez mais, procura um veículo com características mecânicas e acessórios que atendam necessidades e preferências pessoais. Atualmente, a indústria automobilística oferece um grande número de peças e acessórios para customização. O setor de serviços também se especializou e há um grande número de lojas e sites voltados à personalização de veículos.

As equipes de quatro estudantes são de Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Sergipe.  Eles poderão fazer mudanças no motor, na suspensão, no som e na pintura do carro. Cada equipe terá o mínimo de 16 horas e o máximo de 20 para tunar o automóvel.

O trabalho precisa seguir alguns critérios. A personalização da pintura, por exemplo, deve alcançar pelo menos metade do veículo. O capô deve receber pintura personalizada que será executada durante a competição. A instalação completa do sistema de som também será feita durante a Olimpíada do Conhecimento. Alterações nas rodas e pneus são permitidas, desde que sejam respeitadas as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

TÉCNICA E CRIATIVIDADE - Para fazer as mudanças nos carros, os alunos precisam aplicar todo o conhecimento adquirido nos cursos técnicos. O trabalho da equipe será avaliado a partir das técnicas aplicadas para tunar o automóvel. Por exemplo, a pintura do capô não pode ter bolhas. Conta pontos até o uso do equipamento correto para fazer a pintura. Tudo será avaliado por técnicos do SENAI e de empresas como Fiat, Bosch, BMW e Axalta, uma das líderes mundiais em pintura automotiva. O visitante também poderá votar na hora e escolher o melhor projeto.

Também serão considerados o funcionamento e a execução do projeto, além do design e da originalidade. As habilidades técnicas e pessoais exigidas no tuning são indispensáveis para os profissionais que atuam na indústria automobilística e nas oficinas mecânicas, afirma o especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI Jeferson Mateucci.

Para rebaixar um carro, por exemplo, é preciso entender de suspensão, alinhamento, amortecedor e até das regras do Contran. Tudo que é ensinado nas salas de aulas do SENAI. Já para mudar o som, é preciso conhecer toda a parte elétrica e eletrônica do carro.

Segundo Mateucci, ao propor o desafio do tuning na Olimpíada do Conhecimento, o SENAI  pretende mostrar aos jovens diversas opções de cursos e como a educação profissional é importante para a construção de uma carreira. "Em sala de aula, o aluno aprende várias competências", explica.

Cada equipe pode personalizar o carro como quiser, seja para modelos de corrida ou passeio. No entanto, os carros customizados não serão vistos pelas ruas. É que depois da Olimpíada do Conhecimento, os veículos retornam para as escolas do SENAI e serão utilizados em aulas dos cursos técnicos.

TUNING NO MUNDO E NO BRASIL - Os primeiros registros de adaptações de veículos apareceram logo depois da Segunda Guerra Mundial, devido às restrições econômicas provocadas pelo conflito. Mas foi a partir de grandes competições esportivas, como a Stock Car, que o tuning se popularizou. Inicialmente, o campeonato de automóveis modificava carros de passeio para usar nas corridas, mas agora os veículos já são fabricados exclusivamente para a competição.

No Brasil, o tuning ganhou projeção com o filme norte-americano Velozes e Furiosos , de 2001, no qual um policial se infiltra no mundo das corridas ilegais de carros tunados em Los Angeles, nos Estados Unidos.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI , neste ano conta com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC2016 .
ENTRADA GRATUITA
 

Relacionadas

Leia mais

DNA de campeão: família de confeiteiros coleciona vitórias na Olimpíada do Conhecimento e no mercado de trabalho
Alunos do SENAI brilham em noite de moda no Museu do Amanhã

Comentários