Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Será a 9ª edição do evento, que retorna à capital federal depois da estreia há exatos 15 anos

Na edição de 2014, em Belo Horizonte, 300 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento

Uma super competição com os melhores alunos da educação profissional do Brasil. Assim será a Olimpíada do Conhecimento 2016, entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília. Durante quatro dias, 1.200 estudantes vão passar por provas que exigem toda técnica que aprenderam em sala de aula. Participam alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) , dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF), do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas. 

Será a 9ª edição do evento, que retorna à capital federal depois da estreia há exatos 15 anos. Além do ginásio Nilson Nelson, localizado na região central de Brasília, a OC2016 ocupará uma área de 50 mil metros quadrados construída no estacionamento do ginásio, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha. A visitação, gratuita, será de 9h às 17h, nos quatro dias da disputa. O público esperado é de mais de 100 mil pessoas. A Olimpíada do Conhecimento é realizada pelo SENAI e pelo SESI. 

Para a principal disputa da Olimpíada - o desafio por equipes - os estudantes de diferentes áreas de formação técnica formaram times e apresentaram projetos para a competição. De mais de 150 formulados, 42 foram classificados. Agora, os alunos serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio lógico com bastante agilidade. A maior competição de educação profissional das Américas terá sete grandes desafios para as equipes: 

CONSTRUÇÃO E EDIFICAÇÕES – Os estudantes terão de projetar e executar uma residência inteligente, levando em consideração o conforto, aproveitamento de água e a redução do consumo de energia. 

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – Nesse desafio, o objetivo é desenvolver produtos ou softwares que contribuam para a redução do impacto social, econômico e ambiental de consumo tanto em residências, quanto em emrpesas. 

ENGENHARIAS AGRÍCOLA E PECUÁRIA – Os alunos apresentarão projetos que possam aumentar a produção leiteira, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário. 

MODA E CRIATIVIDADE – Aqui, a tarefa é customizar peças de roupas de fábrica, transformando-as em novas peças ou acessórios exclusivos, além de desenvolver roupas com características funcionais. 

TECNOLOGIA E MANUFATURA E ENGENHARIAS – Esse desafio vai testar a criatividade e ideias inovadoras dos alunos. Isso porque eles terão de desenvolver o projeto e fabricar um carro conceito, que possa ser compatilhado (a exemplo das bicicletas de aluguel tão populares nas capitais do país) e que tenha autonomia para percorrer trajetos urbanos com zero emissão de poluentes. 

TRANSPORTE E LOGÍSTICA – Quem é apaixonado por carros vai se interessar: os estudantes vão executar o projeto de customização (tuning) em um veículo. As modificações deverão contemplar motorização, suspensão, som e pintura. 

SERVIÇOS – As equipes de estudantes do SENAI da área de serviços e alimentação terão de produzir pratos saudáveis para serem servidos durante um evento, que terá pessoas de diferentes idades e com restrições alimentares. 

Paralelamente a esses sete desafios por equipe, os estudantes serão avaliados individualmente. Cada um terá de resolver problemas específicos da sua área de formação. A prova pode levar de uma a duas horas. 

Durante a Olimpíada do Conhecimento, também serão realizadas avaliações práticas com estudantes em fase de conclusão de cursos técnicos e de qualificação do SENAI. A ideia é avaliar a qualidade da educação oferecida e, a partir daí, implementar medidas para melhorar a gestão e o trabalho pedagógico da instituição em todo o país. 

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade , a Olimpíada do Conhecimento mostra a importância da educação profissional para o Brasil. “Esse modelo de ensino facilita a entrada no mercado de trabalho. A educação profissional abre oportunidades para cerca de 80% dos jovens brasileiros que não têm acesso ao ensino superior. E esse é o momento certo de investir em qualificação para que o jovem e o trabalhador desempregado estejam mais qualificados quando o crescimento econômico for retomado”, afirma. 

Opinião compartilhada pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Segundo ele, a Olimpíada do Conhecimento define os níveis de excelência e identifica os melhores profissionais técnicos do Brasil. "O jovem ganha uma profissão, pode se inserir no mundo do trabalho e vai poder prosseguir seus estudos. Ganham as empresas porque terão trabalhadores mais produtivos, com nível de excelência maior, e ganha a sociedade porque vamos melhorar a produtividade do trabalho no país", diz. 

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA FLL - Além dos desafios e avaliações, a Olimpíada do Conhecimento terá várias outras competições. Uma delas é o Festival SESI de Robótica FLL, em que robôs de Lego, montados e programados por estudantes, vão cumprir diversas missões. 

Já no espaço Inova SENAI, serão apresentados 30 projetos e processos inovadores, desenvolvidos por docentes, técnicos, alunos do SENAI e representantes de empresas. O Inova SENAI é mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica, com foco na inovação e no desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. 

Em outro espaço, totalmente interativo, os visitantes poderão conhecer os simuladores, aplicativos de realidade aumentada e outros ambientes virtuais utilizados nas escolas do SESI e do SENAI para a formação de seus alunos. Haverá ainda a exposição “A Arte do Ofício”, que vai mostrar as ferramentas e materiais usados pelo homem ao longo da história. 

A Mostra SESI de Ciências e Engenharia, com apresentação de projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do SESI, também deverá atrair o público. Além disso, serão realizadas palestras com especialistas de diversas áreas do conhecimento com profissionais bem sucedidos do mercado, blogueiros e youtubers que prometem reunir muitos fãs na capital do país. 

O visitante também terá à disposição atividades voltadas para a promoção da saúde, entretenimento e relaxamento. É o espaço Escolha Descontração. E, claro, haverá uma praça de alimentação. Participe da Olimpíada do Conhecimento e conheça as profissões da indústria! 

SAIBA MAIS 
Olimpíada do Conhecimento 2016 
Quando: de 10 a 13 de novembro 
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF 
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias) 
Para mais informações, acesse o site oficial da competição! 
ENTRADA GRATUITA 
 

Relacionadas

Leia mais

Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
Olimpíada do Conhecimento desafia alunos a aumentar a produtividade de leite no Brasil
Olimpíada do Conhecimento prova que curso técnico é caminho para carreira de sucesso, diz diretor-geral do SENAI

Comentários