7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016

Confira as atrações do megaevento de educação profissional que traz tecnologia, inovação e sustentabilidade

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) , é uma oportunidade para quem quer conhecer as profissões e ver máquinas, computadores, equipamentos e ferramentas usados para fabricar desde uma peça de roupa até um carro. Mas há outros motivos para você não deixar de ir ao Ginásio Nilson Nelson de 10 a 13 de novembro. Lá você poderá:

1. Ver de perto o carro do futuro
Um dos desafios dos competidores da Olimpíada é a montagem de um carro compartilhável , movido por um combustível que polua menos do que a gasolina ou o álcool, como a energia solar. Esse tipo de carro deve substituir os que andam nas ruas hoje. Como as bicicletas de aluguel, ele fica parado em uma estação à espera de alguém que precise usá-lo para ir ao trabalho, à escola, ao shopping, ou a qualquer outro lugar.

2. Conhecer uma casa inteligente
Outro desafio da competição é a construção de seis casas inteligentes de baixo custo, que utilizem o sol ou outras fontes de energia para iluminação ou o aquecimento de água. As casas também reusam a água, têm sistemas automatizados de segurança e móveis multifuncionais. Serão construídas por estudante de instalação hidráulica e elétrica, construção em alvenaria, aplicação de revestimento cerâmico e marcenaria.

3. Acompanhar de perto a tunagem de um carro
Os competidores da Olimpíada do Conhecimento também terão de transformar o motor, a suspensão, o som e a aparência de seis carros novos. Esse processo, conhecido como tuning , que deixa o carro do jeito que o motorista quer ou precisa, é feito por profissionais que conhecem as técnicas de mecânica e de pintura de automóveis.

4. Ver robôs de Lego salvando animais
No Festival SESI de Robótica FLL , estudantes de 9 a 16 anos vão construir e programar robôs com peças de Lego. Os robôs terão de executar tarefas como retirar animais de uma área alagada ou salvar a bicharada de um incêndio na floresta. Os robôs farão essas tarefas em uma mesa de competições.

5. Saber como a tecnologia transforma a sala de aula
Simuladores, aplicativos de realidade aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias educacionais de ponta são as modernas ferramentas da educação. Na Olimpíada do Conhecimento, você poderá testar e interagir com essas novas tecnologias que já estão nas escolas do SESI e do SENAI.

6. Conhecer a história das profissões
A exposição Arte do Ofício mostra as ferramentas e os materiais utilizados pelo homem ao longo da história. Em vídeos, documentos históricos, obras de arte e réplicas será possível ver como nossos ancestrais fizeram uma série de produtos e utensílios que transformaram a vida das pessoas.

7. Escolher uma profissão
A Olimpíada do Conhecimento é uma verdadeira vitrine das profissões da indústria. Ao acompanhar as provas e os desafios da competição você conhecerá as habilidades técnicas e pessoais exigidas pelas empresas. Também verá de perto as tarefas que profissionais de áreas como moda, transporte e logística, tecnologias da informação, construção e edificações e serviços precisam fazer no dia a dia das indústrias. Tudo isso ajudará você a se inspirar e a fazer a sua escolha.


SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC 2016
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

SENAI promove bate-papo sobre educação profissional com Bruno de Luca e Rafael Lucchesi
Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
SENAI abre mais de 32 mil vagas para cursos pagos e gratuitos em novembro

Comentários