Alunos de robótica concorrem a prêmio mundial de propriedade intelectual com projeto inclusivo

A equipe Beebots do SESI- CE criou impressões sensoriais para promover o acesso à arte para pessoas cegas e de baixa visão

Arte, acessibilidade e propriedade intelectual andam juntas! A equipe de robótica Beebots de alunos do SESI-CE participa de uma competição mundial em celebração ao Dia da Propriedade Intelectual (PI), comemorado 24 de abril. O concurso de vídeos sobre o tema, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), tem o objetivo de mostrar como a PI pode transformar o futuro e criar um mundo focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para a competição, a equipe criou um vídeo sobre o projeto “Arte ao Toque”, desenvolvido por eles, que promove acessibilidade para pessoas cegas ou de baixa visão por meio de impressões 3D com detalhes em alto relevo. Além disso, as impressões contam com um sensor que detecta o toque e traz uma descrição por áudio da área.  

O projeto envolve a criação de mecanismos e dispositivos que permitem aos cegos experimentarem as obras de arte de maneira sensorial. Esse pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias táteis avançadas, bem como o design de exposições e materiais educacionais acessíveis. 

Nesse cenário, a propriedade intelectual é crucial para garantir que as inovações sejam devidamente reconhecidas e utilizadas de forma ética e sustentável, incentivando os processos inovadores. 

Dessa maneira, o “Arte ao Toque” está ligado tanto aos princípios da PI quanto a Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, conhecida como ODB 10.  

Vote no Beebots! Os melhores colocados ganham formação internacional  

Na competição, são avaliados vídeos com melhor aderência ao tema, expressão, originalidade, criatividade, mensagem e apelo visual. Os selecionados também serão submetidos à votação pública on-line. Você pode conhecer mais da equipe e votar no projeto pelo site da OMPI.  

O primeiro lugar leva para casa uma quantia de até 5 mil francos suíços para adquirir um equipamento digital. Já o segundo no valor de 3 mil francos suíços e o terceiro no valor de 1 mil francos suíços. Agora, os ganhadores da categoria “A escolha das pessoas” levam um equipamento digital com valor de até 2,5 mil francos suíços.  

Além disso, os criadores dos 20 melhores trabalhos terão a possibilidade de frequentar formações na organização da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.  

Relacionadas

Leia mais

O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?
O que é propriedade intelectual? Indústria de A a Z (Ep.#22)
Por mais mulheres na Propriedade Intelectual

Comentários