Dia Mundial da Propriedade Intelectual: Brasil debate sobre o futuro da indústria criativa

CNI, MDIC, SESI Lab e Pró-Música Brasil promovem evento para discutir papel da propriedade intelectual no desenvolvimento econômico e tecnológico da música

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual traz em 2025 um tema universal: a música. E para celebrar os mais variados ritmos, respaldados pelos direitos de propriedade intelectual, o Brasil realizará, no dia 29 de abril, o evento Propriedade Intelectual e a música: sinta o ritmo da PI, no SESI Lab, em Brasília.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pelo SESI Lab e pela Pró-Música Brasil Produtores Fonográfico Associados, o evento vai abordar como as políticas de PI, indústria e inovação fomentam o desenvolvimento econômico e tecnológico, ao mesmo tempo que protegem os direitos dos inventores e criadores do universo musical.


Em um momento de intensas transformações tecnológicas e sociais, discutir as interseções entre música, ambiente digital e propriedade intelectual é fundamental para entender os rumos e as potencialidades dessa indústria no Brasil”, destaca Fabricio Silveira, superintendente de Política Industrial da CNI. 


Para a secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera, é essencial debater sobre as maneiras como a PI pode proteger e valorizar criações musicais, além de criar possibilidades de inovação e expansão dos negócios.


“É muito importante que artistas e empresas tomem consciência sobre como a propriedade intelectual pode potencializar sinergias criativas e inovação, especialmente com os avanços tecnológicos que fazem do ambiente digital um espaço estratégico para esses atores”, afirmou.


No encontro também haverá um debate sobre os próximos passos da Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual, com o seu terceiro Plano de Ação que deve ser lançado em julho. A CNI está entre os atores que auxiliam a construção do plano e apresentará algumas iniciativas de implementação da ENPI, que contribuem com o desenvolvimento da indústria no Brasil.

O evento será aberto para sociedade e, em especial, para representantes do setor industrial, gestores de inovação e propriedade intelectual, profissionais jurídicos e técnicos, além de representantes dos setores públicos, privados, de fomento e regulação assim como líderes e tomadores de decisão.

As inscrições podem ser feitas pela página do evento.

Serviço:

Propriedade Intelectual e a música: sinta o ritmo da PI

Data: 29 de abril de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Sesi Lab

Relacionadas

Leia mais

Dia da Propriedade Intelectual: conheça 4 peças de design brasileiras icônicas
O que é propriedade intelectual? Indústria de A a Z (Ep.#22)
O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?

Comentários