Aluno do SENAI Palmas é classificado para a final da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento 2012

Kleyber Henrique Rocha fará a final com o aluno da Unidade SENAI Gurupi, João Paulo Almeida, em setembro. Quem vencer representará Tocantins na Etapa Nacional que acontecerá em novembro, em São Paulo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou neste sábado, 26 de maio, o Simulado da Ocupação de Eletricidade Predial, no Capim Dourado Shopping, em Palmas. O objetivo foi selecionar um dos alunos do curso de Eletricidade Predial que conseguiram classificação de 2º e 3º lugar na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2012. Kleyber Henrique Rocha, do SENAI Palmas foi o classificado para a fase final que disputará com o aluno da Unidade SENAI Gurupi, João Paulo Almeida, em setembro. Quem vencer representará o Estado do Tocantins na Etapa Nacional que acontecerá em novembro, na cidade de São Paulo. A fase mundial será realizada na Alemanha, em 2013.

Cinco alunos participaram da etapa estadual. Na competição deste sábado, com atividades que resultavam em 10 pontos, participaram James Gustavo Borges, aluno do SENAI Araguaína, que terminou com nota 7,3, e Kleyber Henrique Rocha, do SENAI Palmas, classificado para a final com nota 8,5. A correção foi realizada por 4 avaliadores. Dois avaliadores líderes, o instrutor do CETEC- Araguaína, Aparecido Morais, e o responsável técnico do CT-Palmas, Guilherme Martins, mais dois avaliadores de alunos que são os treinadores do SENAI, o instrutor do CETEC-Araguaína, Ronaldo de Lima, e o instrutor do CT-Palmas, Gedean Alves.

As atividades do Simulado da Ocupação de Eletricidade Predial começaram às 10 horas com a ambientação dos competidores, momento em que eles conhecem o posto de trabalho da ocupação. Das 13 às 18 horas aconteceu a prova Módulo I que envolve montagem física da estrutura elétrica. A prova Módulo II começou às 20 horas com término às 21:30 horas. Nela, os alunos fizeram a programação do software que é criado conforme a necessidade do cliente que, no caso, foi representado pelos avaliadores do simulado.

O simulado exige conhecimento, habilidade e atitude, uma forma didática e pedagógica usada para capacitação dos alunos, em que eles conseguem interpretar a situação proposta, pesquisar e transferir conhecimento para o produto final. O Estado do Tocantins concorrerá na etapa nacional, em São Paulo, em 14 ocupações. Entre essas, 13 já estão definidas. A coordenadora geral do evento, Dini Bezerra, falou da importância da Olimpíada e de sua contribuição para o competidor. "A Olimpíada do Conhecimento é uma competição que tem como objetivo melhorar as práticas pedagógicas do SENAI, melhorar a forma, a metodologia. Sobretudo, para o competidor, é proporcionar a ele uma situação real que ele vai encontrar no mercado de trabalho", disse.

Os colaboradores do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), instrutores do SENAI Palmas, Araguaína e Gurupi, alunos de outras ocupações já classificados para a fase nacional estiveram presentes para

Relacionadas

Leia mais

Fique por dentro dos cursos com inscrições abertas nas unidades do SENAI pelo país
SENAI e FIERN apoiam evento sobre Indústria 4.0
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Comentários