SENAI e FIERN apoiam evento sobre Indústria 4.0

Organizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o workshop debateu desafios e perspectivas para a indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou o “Workshop Indústria 4.0: desafios e perspectivas”, na semana passada. Sob a coordenação do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o evento discutiu as medidas traçadas pela “Agenda brasileira para a Indústria 4.0” do Governo Federal.

O evento contou com a participação de um público diverso formado por professores, estudantes e diretores de centros da UFRN, além de representantes do setor industrial do estado. A mesa de abertura do evento foi composta pelo vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o diretor em exercício do IMD, professor Adrião Duarte Neto; o professor e representante do comitê organizador do workshop, Danilo Curvelo; e o representante da FIERN, o industrial Djalma Barbosa da Cunha Júnior.

O SENAI Nacional foi representado pelo professor Sérgio Soares, diretor do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), que ministrou a palestra “Desafios para Indústria 4.0 no Brasil”. Para Sérgio Soares, a Indústria 4.0 é uma oportunidade para melhorar os baixos índices de produtividade dessa área da economia do país.

O diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Djalma Cunha, ressaltou a importância do evento e destacou: “é fundamental a relação entre a academia e a indústria potiguar quando falamos de Indústria 4.0. O professor com expertise em Tecnologia da Inovação Sérgio Soares mostrou o quanto é necessário a implantação dessa temática para a ampliação da competitividade da indústria potiguar. Temos que avançar e estamos apoiando esse evento do IMD para iniciarmos um trabalho de sensibilização aos empresários locais “.

Também estiveram presentes no evento, representando o Sistema FIERN e o SENAI, a gestora do Núcleo de Apoio a Inovação (NAGI) da FIERN, Susie Macedo; a gerente da Unidade de Desenvolvimento de Negócios do SENAI do Rio Grande do Norte, Etiene Ferreira de Lima; e a diretora-executiva do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis - CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão.

SAIBA MAIS - A realização desse workshop acontece um mês depois do lançamento da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, pelo MDIC e ABDI, no Fórum Econômico Mundial, em 14 de março, em São Paulo, com um conjunto de medidas para auxiliar o setor produtivo, em especial as pequenas e médias indústrias, em direção ao futuro da produção industrial. Mais informações sobre as medidas estão disponíveis no site da Agenda brasileira para a Indústria 4.0.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Conheça 7 conceitos da indústria 4.0 que já fazem parte do nosso dia a dia
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
4 mudanças que as empresas podem implementar rumo à Indústria 4.0

Comentários