Pontos positivos do crescimento do PIB são a indústria e os investimentos, avalia CNI

Expansão dos investimentos está concentrada em equipamentos de transporte. Para a manutenção do crescimento, é necessário que as compras dos demais bens de capitais também aumentem significativamente

Os pontos altos do crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em relação ao mesmo período anterior foram a expansão da indústria e dos investimentos. A avaliação foi feita nesta sexta-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na mesma base de comparação, o PIB da indústria aumentou 2%, a maior alta desde o segundo trimestre de 2010. Além disso, os investimentos cresceram 3,9% frente ao primeiro trimestre. A CNI lembra, no entanto, que a expansão dos investimentos está concentrada em equipamentos de transporte e que, para a manutenção do crescimento, é necessário que as compras dos demais bens de capitais também aumentem significativamente.

Outro ponto positivo mencionado pela CNI foram as exportações, que cresceram 6,9% no segundo trimestre e compensaram a queda do trimestre anterior. O resultado, destaca a instituição, foi impulsionado pelo movimento de desvalorização do real iniciado no segundo semestre de 2011.

Na avaliação da CNI, o ritmo de crescimento da economia no segundo semestre pode ser prejudicado pelo impacto da elevação dos juros no consumo e nos investimentos.

Relacionadas

Leia mais

É preciso persistir na agenda de reformas para o Brasil ter ciclo duradouro de crescimento, afirma presidente da CNI
Portal Único pode elevar o PIB em US$ 23,8 bilhões em 2016, um acréscimo de 1,19%, aponta CNI
Juros baixos são decisivos para elevar o consumo e os investimentos, avalia CNI

Comentários