Do que o Brasil precisa para ser mais produtivo? (#Ep.99)

Programa coordenado pelo MDIC e executado pelo SENAI e Sebrae, com apoio de parceiros, busca alcançar transformação digital. Entenda no episódio #99 do Economia em 60 segundos

A gente já falou aqui no Economia em 60 segundos sobre produtividade: como conseguir produzir mais ou mais rápido com os mesmos recursos. Se ser mais eficiente no dia a dia pode melhorar a sua vida, imagina o quanto a economia de um país pode ganhar com isso? 

No Brasil, as micro, pequenas e médias empresas são 99% de todos os negócios, mas nem sempre têm acesso a recursos próprios para serem mais eficientes. Em alguns casos basta uma simples mudança na posição dos equipamentos numa fábrica. Agora, para dar um salto de produtividade mesmo, é preciso encarar a transformação digital, com tecnologias como big data, impressão 3D e inteligência artificial – o que requer dinheiro e capacitação.

Foi pensando em impulsionar o potencial dessas empresas que foi lançado essa semana o Novo Brasil Mais Produtivo. O programa - coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e executado pelo SENAI e pelo Sebrae - vai engajar 200 mil micros, pequenas e médias empresas até 2027, com investimento de dois bilhões de reais. 

A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI, em parceria com o BNDES, a Finep e a Embrapii. 

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

Novo Brasil Mais Produtivo vai aumentar competitividade das indústrias, diz presidente da CNI
Produtividade do trabalho: indicador volta a crescer no 2º trimestre de 2023
Produtividade e digitalização para a indústria

Comentários