CNI e Apex-Brasil levam missões empresariais para Europa, Estados Unidos e América Latina

Confira programação das ações previstas para o primeiro semestre deste ano. Programa apoia a internacionalização de empresas brasileiras
Salon du Chocolat, em Paris, é uma das exibições mais aguardadas do ano

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) vai promover missões prospectivas, encontros de negócios e missões comerciais para estimular a internacionalização de empresas brasileiras. O cronograma elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) prevê a realização de sete ações para o primeiro semestre entre agendas nacionais e internacionais.

A atual parceria entre CNI e Apex-Brasil foi firmada em setembro de 2019 com meta de atender 1,7 mil empresas de diversos setores industriais e estados. A estimativa é de gerar, ao menos, US$ 350 milhões em novos negócios. O convênio tem a previsão de investimento de R$ 13 milhões conjuntamente pelas duas entidades em 40 ações de promoção de negócios e prospecção de mercados no exterior e rodadas com compradores estrangeiros no Brasil ao longo de 30 meses. 

Parceria entre CNI e Apex-Brasil ajudou o Brasil a exportar bilhões

Desde 2013, quando CNI e Apex-Brasil firmaram o primeiro termo de cooperação, mais de 4,5 mil empresas foram atendidas e geraram US$ 2,5 bilhões em negócios. Entre os empresários que participaram de uma missão internacional em 2019 está Elcy Gutzeit, conhecida como “rainha do cacau” no Pará.

Com o apoio da Rede CIN, ela esteve no Salon du Chocolat, em Paris, na França, pela primeira vez em 2017. Depois de conhecer o mercado, se qualificar, ela voltou em 2019 junto com uma missão de 40 empresários brasileiros e foi uma das finalistas do International Cocoa Awards, uma espécie de Oscar do chocolate, com direito a certificado de excelência. “A participação nesses eventos internacionais, além de atestar a qualidade do nosso produto, serve como propaganda a empresa e o país”, comentou Elcy, que defende maior investimento do país em pesquisa e apoio para os agricultores conseguirem manufaturar a matéria-prima e produzir o próprio chocolate. 

Veja abaixo mais informações sobre os eventos do primeiro semestre

26ª EDIÇÃO MINAS TREND – segundo semestre em data a confirmar
O maior salão de negócios da América Latina acontece duas vezes ao ano e é o único evento do segmento que reúne, no mesmo lugar, expositores de vestuário, calçados, acessórios, bolsas, joias e bijuterias, sendo um conceito inédito no Brasil. É um grande salão de negócios de referência para a indústria da moda. Além de acontecer na capital da moda brasileira – Belo Horizonte, o Minas Trend surgiu para fomentar a indústria da moda mineira. Com o objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, o evento é hoje a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil.
Página oficial: www.minastrend.com.br
Mais informações: pcomercial@fiemg.com.br ou (31)3263-4728
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/26_edicao_minas_trend

EXPOMIN – segundo semestre em data a confirmar
A maior feira de mineração da América Latina está bem estabelecida como um espaço que promove o intercâmbio de conhecimentos, experiências e, principalmente, as ofertas de tecnologia que contribuem para a inovação e o aumento da produtividade dos processos de mineração, o que faz desta exposição uma grande plataforma de oportunidades. Em 2018, participaram mais de 1.3 mil empresas fornecedoras de 36 países diferentes e 70 mil pessoas visitaram a feira.
Página oficial: https://www.expomin.cl/en/
Mais informações: pcomercial@fiemg.com.br ou (31)3263-4722
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/missao_prospectiva_expomin_2020

SALONE DEL MOBILE 2020 – 16 a 21.06, Milão (Itália)
O Salão do Móvel é o ponto de referência em âmbito mundial do setor de casa e mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis, que encontra no evento um excelente veículo de promoção. Em 2020, o salão chega a sua 59ª edição, firmando-se como a principal feira do mobiliário. Na última edição, o evento contou com 2.418 expositores, dos quais 34% são estrangeiros, e 550 designers, de até 35 anos no salão satélite. 
Página oficial: https://www.salonemilano.it/en/
Mais informações: maisnegocios@findes.org.br / gnrodrigues@gfindes.org.br 
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/missao_prospectiva_salone_del_mobile_2020

ENCONTRO DE NEGÓCIOS METALMECÂNICO 2020 – 21 a 24.06, Curitiba (PR) 
Encontro internacional de negócios com o objetivo de fomentar a geração de negócios; promover as exportações das empresas do setor metalmecânico; divulgar as empresas participantes e seus produtos; estimular a internacionalização das empresas participantes por meio de sua inserção competitiva no mercado internacional através da viabilização de agendas comerciais com compradores estrangeiros.
Mais informações: camilla.bonnevialle@sistemafiep.org.br ou (41) 3271-9109
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/encontro_de_negocios_metalmecanico_2020

SUMMER FANCY FOOD 2020 – Nova Iorque (EUA), 27.06 a 01.07
A Summer Fancy Food Show é a maior feira dos EUA no segmento de alimentos típicos e especiais (“specialty food”), na qual são exibidos doces, queijos, cafés, chocolates, alimentos orgânicos e naturais, regionais e étnicos.  O evento é um dos principais difusores internacionais de alimentos com conceito típico, étnico, regional e especial, gourmet, reunindo compradores e interessados em conhecer e experimentar novos produtos, além de averiguar novas tendências, em segmentos como alimentos naturais e orgânicos.  
Página oficial: https://www.specialtyfood.com/shows-events/summer-fancy-food-show/
Mais informações: cin@fiesp.com.br ou (11) 3549-4616
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/missao_prospectiva_summer_fancy_food_2020

HANNOVER MESSE 2020 – Hannover (Alemanha), 13 a 17.07
A feira industrial de Hannover é referência, a nível mundial, para o setor metal mecânico, como vitrine para as principais tendências globais tecnológicas em áreas como automação industrial, logística, energia, tecnologia da informação e engenharia. Ampliando assim, a visão sobre a oferta de bens e serviços mundiais, com foco na indústria 4.0, e consolidando a feira como ambiente para empresas brasileiras realizarem benchmarking visando o aumento de sua competitividade e buscarem oportunidades de parcerias.  
Página oficial: https://www.hannovermesse.de/home
Mais informações: cinbusiness@fiergs.org.br ou (51) 3347-8675
Inscrições: http://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/hannover_messe_2020

Relacionadas

Leia mais

Chega de amostras na mala e burocracia para levar equipamento ao exterior! Conheça o ATA Carnet
CNI e Amcham defendem saída do Brasil da lista de observação dos EUA sobre propriedade intelectual
400 dias de governo: CNI aponta reforma tributária como prioridade para 2020

Comentários