Chega de amostras na mala e burocracia para levar equipamento ao exterior! Conheça o ATA Carnet

O ATA Carnet é um documento aduaneiro aceito em 78 países. Com ele, o portador pode transitar com o bem entre esses países durante 1 ano, com suspensão de impostos e desembaraço aduaneiro

As cenas se repetem: empresários que levam amostras comerciais na mala para apresentar a clientes internacionais, profissionais e esportistas que enfrentam burocracia para levar seu equipamento ao exterior, empresas com custos elevados para enviar produtos para demonstração em feiras e exposições em países diferentes.

O que essas cenas têm em comum é um processo de exportação temporária de bens brasileiros pouco seguro e ágil. Mas elas não precisam continuar a acontecer se a pessoa física ou a empresa utilizar um Carnê de Admissão Temporária – o ATA Carnet.

O ATA Carnet é um documento aduaneiro aceito em 78 países e regulado por um tratado internacional, a Convenção de Istambul. Com ele, o portador poderá transitar com seu bem entre esses países durante 1 ano, com suspensão de impostos e com desembaraço aduaneiro ágil.

E basta um documento! Não é necessário mergulhar na sopa de letrinhas da burocracia do comércio internacional.

Na prática, o ATA Carnet é um passaporte da mercadoria. Assim como uma pessoa em viagem ao exterior, o bem acompanhado do carnê tem trânsito livre, podendo entrar e sair dos diferentes mercados até seu retorno ao Brasil.

Aqui, o ATA Carnet é emitido pelas Federações das Indústrias nos 26 estados e no Distrito Federal. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) faz o papel de entidade garantidora, isto é, de responsável por todos os carnês emitidos no Brasil que circulam pelo mundo.

Para emitir um ATA Carnet, basta seguir as orientações descritas na página do produto. É simples e rápido!

O preço do ATA Carnet varia de R$ 442,97 a R$ 931,14, a depender do valor do bem – ou bens, pois um carnê pode conter diversas mercadorias! Além disso, é necessário contratar um seguro, também disponível na página.

O ATA Carnet é um documento de uso recente no Brasil. Foi implantado em 2016 e, desde então, tem apresentado crescimento. Em 2019, as Federações das Indústrias emitiram 19% mais carnês do que no ano anterior. Hoje, o país já é o maior emissor na América Latina, à frente de Chile e México.

Além disso, o Brasil é um dos únicos países no qual é possível fazer todo o preenchimento do documento on-line e apenas retirar na Federação das Indústrias a versão física final, para a viagem ou exportação.

Os dois setores que mais têm utilizado o ATA Carnet são o audiovisual e a indústria. No entanto, o documento pode beneficiar todos os demais, do artesanato ao varejo, das artes e cultura ao esporte.

Conheça mais sobre os benefícios no ATA Carnet.

E lembre-se: um documento, um investimento, 78 países! 

 

O artigo foi publicado no LinkedIn da CNI.  

Diego Bonomo é gerente-executivo de Assuntos Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sarah Saldanha é gerente de serviços de internacionalização da CNI.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail imprensa@cni.com.br. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor.

Relacionadas

Leia mais

Saiba como tirar o ATA Carnet
Ainda não conhece os benefícios do ATA Carnet? Este curso rápido vai te ajudar
Barreiras comercias. Onde o produto brasileiro é barrado

Comentários