Aluna do SENAI completa curso gratutito e on-line aos 77 anos

A ex-estudante buscou uma nova forma de aprendizagem em meio à pandemia. O curso foi feito a distância com a ajuda da família e dos colegas

A aposentada Francisca de Souza superou as dificuldades com a tecnologia para se especializar profissionalmente

“Nunca é tarde para estudar e realizar os sonhos”. A frase foi dita por Francisca de Souza, 77 anos, após conquistar outra vitória acadêmica. A pedagoga aposentada mora na Ilha de Itamaracá (PE) e decidiu encarar as dificuldades impostas pela Covid-19 e enriquecer o currículo com o curso de Organização do Trabalho e Gestão, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), durante a pandemia. 

Ao longo da vida, Francisca precisou encarar de frente diversos julgamentos para conquistar seus objetivos. “Venho de uma família de pescadores da Ilha de Itamaracá. Na época, as escolas só iam até a 5ª série, mas nem cheguei a completar”. Após um acidente com o irmão mais velho, a vida da aposentada mudou de rumo. “Meus pais ficaram muito abalados e fomos morar perto do meu tio. Acabei terminando o segundo grau e, logo depois, me casei”, conta.

Após muita dedicação a família, com 42 anos, Francisca decidiu começar o magistério para poder ensinar outras pessoas. O sonho de se tornar professora foi muitas vezes encarado como desnecessário, mas ela nunca desistiu. 


“Sempre escutei coisas do tipo ‘já tem filhos, casa, vai estudar para quê? ’, mas nunca abandonei meu sonho. O importante, para mim, era poder ser um exemplo para os meus filhos”, relata Francisca.


“Ia toda feliz para as aulas e, graças a Deus, consegui passar no concurso público para poder trabalhar”, relembra a aposentada que, por motivação própria, ainda decidiu fazer a faculdade de Pedagogia e a pós-graduação anos mais tarde. 

Francisca conseguiu sua graduação aos 59 anos e, seis anos depois, sua pós-graduação em Psicologia

SENAI oferece oportunidades para melhorar currículo

A educação é a base fundamental para o desenvolvimento de um país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos brasileiros, com mais de 25 anos, não tinham o ensino fundamental completo em 2018. 

Para suprir essa demanda, o SENAI trabalha com o desenvolvimento de planos para o acesso à educação. O curso realizado por Francisca, por exemplo, foi oferecido em agosto de 2020, em Pernambuco, de forma 100% on-line e gratuita.

A turma era composta por alunos na faixa dos 16 aos 20 anos e, na primeira aula, Francisca brincou com o professor Marcos André, que “provavelmente era a mais novinha da turma”. Na época, ela tinha 77 anos e a maior dificuldade era lidar com aplicativos on-line, mas contava com o apoio da família e dos colegas do curso. “Era uma troca de conhecimento e experiências. Me ensinavam todos os dias, mas também aprendiam demais comigo”, relembra orgulhosa. 

Responsável por ministrar as aulas remotas, o docente Marcos André se surpreendeu com o empenho da aluna. “No primeiro dia de aula, ela me disse que estava na turma errada e pediria para sair. Eu logo disse que ela estava no lugar certo”. 

O professor até sugeriu uma adaptação para dona Francisca, já que as atividades eram passadas pelo Whatsapp, porém ela não queria ser diferente dos demais. “Juntou todos os netos em casa para ajudá-la, aprendeu a mexer no aplicativo, sempre era a primeira a mandar as atividades e, no fim, nos tornamos grandes amigos”, explica Marcos André. Após a finalização do curso, ele conta que ainda recebeu um áudio da estudante. 

No tempo livre, a eterna estudante escreve poesias com o sonho de publicar seus textos futuramente

“O SENAI traz oportunidades paras as pessoas que não têm condição. Eu me sinto enriquecida com a experiência”, destaca Francisca. Agora, o plano da aposentada é publicar um livro de poesias, escritas diariamente. “Estou viva. E quero continuar sonhando”.

Vagas de cursos do SENAI

O SENAI oferece cursos em diversas áreas da indústria, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD). Para conferir as oportunidades, basta acompanhar o levantamento quinzenal de vagas, realizado pela Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Novo ensino médio permite construir escola do século 21
VÍDEO: Já ouviu falar do SENAI Play? O Tem Vaga! mostra tudo sobre essa novidade
SESI e SENAI aceleram o desenvolvimento do Brasil

Comentários