Os 5 cursos EaD mais procurados do SENAI

São mais de 25 opções de Qualificação Profissional totalmente a distância, com conteúdo adaptado para estudar sem sair de casa

Quer estudar sem sair de casa, programar suas aulas de acordo com o tempo disponível e de onde estiver? O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibilizou mais de 25 cursos de Qualificação Profissional 100% on-line. Até pouco tempo,  os cursos eram oferecidos de forma semipresencial, mas passaram por uma transição e adaptação do conteúdo para se tornarem completamente digitais.

Nas áreas voltadas para a gestão empresarial, os alunos terão atividades remotas, aulas ao vivo e orientação com os professores. Aí você pode se perguntar como fizeram com cursos intensivos em prática, como panificação e confeitaria? Segundo Michelle Gabriel, uma das responsáveis pela transição e Especialista de Ensino do SENAI em Santa Catarina, a ideia foi montar um laboratório em casa.

“Nesses cursos com histórico de atividades práticas muito valorizadas, o SENAI buscou adaptar todas as capacidades sem causar prejuízo aos alunos. As garagens, cozinhas e outros cômodos foram transformados em laboratórios. Para isso, tivemos que mudar algumas proporções para se adequar aos equipamentos que os estudantes têm em casa”, explica a especialista. 

As inscrições estão disponíveis no portal do Mundo Senai, de acordo com a disponibilidade de cada estado.

Confira os 5 cursos on-line mais procurados

1- Padeiro e Confeiteiro

É possível fazer curso de Padeiro e Confeiteiro em casa? O SENAI se adaptou  à realidade dos alunos, assim, os materiais e insumos necessários são mais acessíveis. No menu de receitas, dá para testar desde as mais complexas às mais simples.  com materiais e insumos acessíveis de casa. Durantes os cursos de alimentação, os alunos recebem receitas variadas e podem realizar todas ou apenas aquelas que estão aos seus alcances. Os equipamentos usados variam, mas são todos utensílios domésticos, como batedeira e forno. Os mais específicos, como, por exemplo, a balança de cozinha simples, também podem ser adquiridos sem gastar muito. 

E como é a comunicação com os professores? É por meio de aulas ao vivo, videoconferência, grupos no whatsapp que o diálogo acontece. Além de terem todo o conteúdo gravado, os alunos podem tirar as dúvidas ou pedir para terem aulas para a revisão. Na hora da avaliação, os alunos postam vídeos e fotos de seus preparos e colocam na plataforma virtual do curso.  Os colegas da turma podem compartilhar seus vídeos, gerando discussões e troca de experiências. 

Ambos os cursos são de 240 horas. A qualificação para Padeiro ensina o planejamento da produção e a fabricação dos produtos de panificação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. No curso de Confeiteiro, os alunos aprendem a produzir de pães, tortas, bolos, salgados e, também, a planejar, fabricar e coordenar o processo produtivo de produtos de confeitaria. Os dois são ótimos ponta-pés para quem quer abrir o próprio negócio. 

2 - Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos

Os cursos de assistência buscam agregar conhecimento não apenas na indústria, mas também dentro de casa. A aula não tem nada de monótoma. Os professores procuram desenvolver os conteúdos com uma linguagem acessível e descontraída, em um currículo com 160 horas. 

Os conteúdos com termos difíceis foram transformados por aulas divertidas que ajudam os estudantes a se conectar com o assunto. Aqui também é possível pedir aulas extras para tirar dúvidas. O material necessário é apenas o computador. Para as atividades que precisam de algum programa específico, os estudantes têm acesso a aplicativos e programas gratuitos. Quem participa também podem recorrer às vídeoaulas gravadas e grupos da turma.

O Assistente de Recursos Humanos deve saber planejar e organizar, a trabalhar em equipe,  melhorar a capacidade de relacionamento interpessoal e muito mais. Do Assistente Administrativo espera-se o conhecimento tem como conteúdo a aprendizagem da legislação vigente, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

3 -  Instalador e Reparador de Redes de Computadores

Para fazer o curso é apenas necessário ter um computador em casa. As aulas, conteúdos, atividades e monitoria são pautadas pela interação constante e giram em torno das Situações de Aprendizagem. O curso EaD tem a mesma proposta do curso presencial. O aluno é constantemente  orientado e motivado, mas uma parte significativa do avanço na matéria é dada conforme sua rotina.

Para viabilizar a digitalização do curso, houve alinhamento técnico com docentes para atuação, capacitação para uso de ferramentas on-line, avaliação das competências exigidas para validar as adaptações nas situações de aprendizagem, aulas gravadas em laboratório para aproximar das experiências práticas e simuladores para práticas virtuais.

O curso de 220 horas visa o desenvolvimento dos Fundamentos Técnicos e Científicos específicos, das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas, para melhor sustentação das competências do perfil profissional.

4 - Inspetor de Qualidade; 

Todo mundo quer um produto com qualidade. Para isso, o Inspetor de Qualidade é um funcionário fundamental para a indústria. O curso de 160 horas é para ensinar os profissionais a garantir que seus produtos ou serviços atendam aos mais rigorosos padrões de qualidade, garantindo assim a excelência e a competitividade frente aos concorrentes.

Para ser realizado de forma totalmente on-line, as atividades do curso foram conduzidas para que o aluno conseguisse fazer tudo de casa. As atividades foram desenvolvidas em formulários da Google Forms e as aulas são conduzidas com mais detalhamento para facilitar a compreensão.

Os encontros são feitas por webconferência com dia e horário agendado para toda a unidade curricular, com explicações de conteúdo e de como fazer as atividades. Todas as webconferências são gravadas e ficam a disposição dos alunos para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram acompanhar em tempo real, ou até mesmo para rever o conteúdo e sanar alguma dúvida momentânea. Os estudantes também têm uma Agenda de Estudos, com os dias e horários de cada etapa de estudos da Unidade Curricular. 

5- Almoxarife

No curso de Almoxarife os cômodos da sua casa se tornam sala de aula e também laboratório prático. A dispensa ou, até mesmo, os armários são um meio para fazer  as atividades práticas. As aulas por videoconferência, monitoria com os professores e discussões no grupo da turma trazem a experiência de uma sala de aula presencial. 

O objetivo é adaptar situações do cotidiano para os alunos perceberem que o sucesso profissional pode começar de dentro de casa. O curso de 160 horas tem como objetivo fomentar o conhecimento técnico para forma o profissional almoxarife, visando inserir este profissional na realidade industrial emergente.

A experiência de ex-alunos nos cursos do SENAI

Para o ex-aluno do curso de Confeiteiro, Moisés da Silva Cordeiro, a experiência superou suas expectativas. “O curso foi muito bom, eu consegui aprender muita técnica e conceitos. No começo, foi uma experiência estranha, mas para aqueles alunos que levaram o conteúdo com seriedade colocando em prática e fazendo as atividades propostas em casa, as aulas foram muito proveitosas. Tem muita coisa que a gente aprende melhor sozinho, como a parte teórica e técnica. Eu não acho que o curso perde em nada para um curso presencial”, explica o estudante.

A experiência do estudante Deyvis Freire também foi positiva.  “ O curso foi muito bom para mim, eu não senti diferença entre as aulas presenciais e a distância. Eu já faço faculdade EaD e acredito que a metodologia funciona. É uma ótima referência ter um certificado de um curso do SENAI. O curso era feito através de módulos e conforme íamos terminando, abria novas atividades. Para mim, foi uma experiência que valeu muito a pena”, explica Freire.

  • Almoxarife;
  • Assistente Administrativo;
  • Assistente de Contabilidade;
  • Assistente de Controle de Qualidade;
  • Assistente de Recursos Humanos;
  • Controlador e Programador de Produção;
  • Desenhista de Produtos Gráficos WEB;
  • Desenhista Mecânico;
  • Desenhista Técnico de Edificações ;
  • Inspetor de Qualidade;
  • Operador de Microcomputador;
  • Operador de Telemarketing;
  • Confeiteiro;
  • Padeiro;
  • Auxiliar de Laboratório de Microbiologia;
  • Desenhista de Moda;
  • Desenhista de Móveis;
  • Instalador e Reparador de Redes de Computadores;
  • Montador e Reparador de Microcomputadores;
  • Operador de Processamento de Carnes e Derivados;
  • Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças;
  • Operador de Processamento de Bebidas;
  • Operador de Processamento de Grãos e Cereais;
  • Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica.

Relacionadas

Leia mais

O SENAI está com vagas pra você estudar onde e quando quiser
SENAI investe em projetos para produção de veículos mais seguros e econômicos
7 soluções de estudantes de robótica contra o novo coronavírus

Comentários