A mecânica das mulheres

Ex-aluna do SENAI de Minas Gerais criou empresa para conscientizar homens e mulheres sobre respeito e transparência na reparação de carros. Atualmente, ela dá aulas e qualifica oficinas por todo Brasil

"Pneu é que nem sapato. Você anda com sapato furado, com a sola solta ou que derrapa? O mesmo vale para o pneu." Bárbara Brier se tornou, digamos, uma especialista em analogias entre a mecânica automotiva e o universo feminino. A mineira de 31 anos ensina mecânica básica para mulheres em todo país e também capacita oficinas para melhorar o relacionamento e o atendimento ao público feminino. 

Não sem razão. Além de serem boa parte dos motoristas brasileiros, as mulheres já são quase metade dos clientes das oficinas, segundo pesquisa da General Motors (GM) do Brasil. De olho nesse mercado, Bárbara, ex-aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais, e a prima, Fernanda Marques Brier, criaram a Oficina Amiga da Mulher, em 2017. A empresa oferece em consultorias, workshops e e-books sobre mecânica automotiva e ainda certifica as oficinas que se capacitam em boas práticas. 

Bárbara conta que o interesse por essa área começou ainda na época da escola, quando ela e os irmãos mais velhos começaram a estudar no SENAI. A mãe, Regina Maria Leite Pereira, trabalhava na construção civil e incentivou os filhos a buscarem cursos gratuitos de qualificação. Assim, a mineira cursou aprendizagem industrial em Reparador e Manutenção de Centrais Telefônicas e em Mecânica de Autos no SENAI CETEL, em Belo Horizonte.

Nas redes sociais, Bárbara relembra a época de avaliação interna das Olimpíadas do Conhecimento no SENAI Horto

Mais tarde, decidiu fazer um curso técnico. Flertou com quatro opções. 

“Eu queria fazer Web Designer, mas adivinha para qual eu passei? Mecânica! Queria mesmo era ter uma profissão para ajudar em casa. Minha mãe achava uma área muito pesada no início, mas sempre me apoiou bastante”, conta a técnica em Automobilística, que em seguida fez faculdade de Gestão da Produção Industrial.

Não demorou muito para que a mineira conseguisse um emprego. Em 2008, foi contratada pela Fiat, e rapidinho conquistou espaço dentro da montadora. “Entrei como Redatora Técnica, depois fui para Analista de Treinamento e em seguida Líder de Projetos”, relata Brier.

Oito anos se passaram e ela percebeu que podia e queria mais. Então, em conversas com uma amiga, eis que surgiu a ideia de ensinar Mecânica para outras mulheres.

A mineira participa de palestras e ministra workshops por todo Brasil

RESPEITO E TRANSPARÊNCIA – Bárbara conciliava o emprego na fábrica com as aulas, mas o interesse das mulheres pelos ensinamentos cresceu tanto que, por fim, ela decidiu se dedicar exclusivamente à Oficina Amiga da Mulher.

Para ela, os princípios mais importantes são o respeito e a transparência - muitas mulheres a procuram com queixas de assédio e da sensação de estarem sendo enganadas.

Assim, ela resolveu olhar também para o mercado de oficinas. Passou avaliar outros negócios nas áreas de Gestão, Finanças, Relacionamento, Liderança e dar um treinamento pautado no que é uma boa oficina, tendo como base o movimento criado pela ONU Mulheres #HeforShe, que envolve meninos e homens a favor da igualdade de gêneros.

“O selo de responsabilidade social tem o objetivo de ensinar, capacitar e aprimorar a transparência, o atendimento, o relacionamento com cliente. Queremos transformar o setor da reparação automotiva. Torná-lo mais confiável e com compromisso do respeito à mulher e ao próximo”, conta Bárbara. Ao fim da capacitação, as empresas ganham um banner com o selo de certificação. 

Oficinas fazem um treinamento e passam por avaliações para obter o direito de uso do selo de Oficina Amiga da Mulher

Bárbara conta que, além do conhecimento que conquistou no SENAI, a rede de amigos que construiu na escola foi muito importante para tirar a Oficina Amiga da Mulher do papel.

Os planos para o futuro já estão feitos. “Primeiro, quero alavancar nosso relacionamento com os reparadores para criar uma rede de oficinas de excelência. Depois, vamos consolidar a Oficina Amiga da Mulher como referência feminina automotiva no Brasil”, explica a mineira. 

Relacionadas

Leia mais

Moda alagoana volta à passarela do Minas Trend
O celular como aliado na educação
Ei, NASA, olha estes projetos brasileiros!

Comentários