Simec/CE participa de troca de experiências com o Simovale

Segunda edição do Mesa-Redonda reuniu representantes de mais de 40 sindicatos filiados à FIESC

Líderes de mais de 40 sindicatos de indústria filiados à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) participaram no dia 20 de março, em Santa Catarina, da segunda edição do Mesa-Redonda, encontro que estimula a troca de experiência com sindicatos do setor que atuam em outros estados. O evento faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A troca de experiência ocorreu entre Ricard Pereira Silveira, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Ceará (Simec/CE), e Osni Carlos Verona, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale).

Na ocasião, Ricard Pereira Silveira e Osni Verona falaram de ações bem sucedidas que beneficiaram as empresas e aumentaram a base de filiados. No caso do Simec, o pontapé inicial foi a capacitação por meio do PDA, que resultou na elaboração de um planejamento estratégico. A partir disso, foi feito um trabalho que tornou a marca Simec conhecida na sociedade. "Hoje, as indústrias nos procuram. Querem ter a marca Simec associada às suas marcas", afirmou Ricard.

Só com essa ação, o sindicato passou de 51 para 190 associados. O orçamento anual, que antes era de R$ 200 mil, hoje está em torno de R$ 1 milhão. Esse valor inclui a arrecadação com o compulsório, as mensalidades dos associados e a prestação de serviços pelo sindicato.

Já o Simovale, que congrega as indústrias madeireira e moveleira do Vale do Uruguai, realiza a Mercomóveis, exposição que promove os produtos fabricados por indústrias da região. "Isso fomenta o setor e mostra o que os associados estão produzindo", disse o presidente da entidade, Osni Verona. Nos últimos anos, o número de filiados saltou de 38 para 146.

Relacionadas

Leia mais

Comentários