SENAI e TOTVS promovem bootcamp para capacitar e selecionar talentos

Programa terá 35 vagas para estudantes e formados em redes e computação que queiram se especializar em nuvem. Inscrições estão abertas até 18 de abril

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se juntou a uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, a TOTVS, para promover um treinamento intensivo em nuvem. O Bootcamp Cloud SENAI TOTVS é voltado para estudantes com mais de 18 anos e profissionais já formados em cursos técnicos e de nível superior nas áreas de redes, computação e software.

As inscrições, gratuitas, estão abertas no site até às 23:59 do dia 18 de abril. A capacitação, que será totalmente online, começa em 25 de abril e vai até 22 de julho. Após o intensivão em cloud, os participantes terão que desenvolver uma solução para um desafio proposto. Para isso, eles irão aprender também sobre metodologias de inovação e resolução de problemas complexos.

Essa é a oportunidade para quem deseja e já atua no mercado de Tecnologia da Informação se especializar e se apresentar a uma das companhias líderes do segmento. Para a TOTVS, o bootcamp servirá ainda como um banco de talentos, pois aqueles que demonstrarem comprometimento e adequação à cultura da empresa poderão ser contratados.

Confira as etapas e temas do bootcamp

1 - Inscrições

2 - Seleção de 35 pessoas

3 - Módulo 1
- Fundamentos e conceitos de cloud computing
- Arquitetura de soluções e infraestrutura de Cloud computing
- Segurança em cloud computing
- Planejamento e projetos de infraestrutura, plataforma e softwares como serviço em cloud computing
- Tendências e inovação em cloud computing
- Introdução a sistema específico de nuvem
- Introdução o Python
- Introdução a inteligência artificial

4 - Módulo 2
Ao final do módulo 1, serão classificados para a próxima etapa 25 participantes
- Metodologias de inovação e resolução de problemas complexos
- Introdução a pensamento inovativo
- Comportamento Empreendedor
- Design Thinking no processo de inovação

5 - Desafio
Os participantes deverão apresentar para uma banca técnica da TOTVS uma solução para o desafio proposto

Mercado de trabalho aquecido

Profissionais formados na área de TI, seja em um curso técnico, uma graduação ou em uma especialização, serão cada vez mais demandados. 

De acordo com estudo da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o SENAI, entre as profissões emergentes nos próximos anos no setor, que deve empregar 2 milhões de pessoas em 10 anos, está a de especialista em cloud. Esse profissional atua na análise dos indicadores do ambiente computacional, verifica a evolução da infraestrutura e a otimização destes recursos. 

Para a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), nuvem é um subsetor de TICs, que movimentou R$ 22,6 bilhões no ano passado. E a perspectiva de investimentos para o período de 2022 a 2025 é muito maior, de R$ 181,8 bilhões, um aumento de 24% ao ano.
 

Relacionadas

Comentários