Dia da Indústria: a importância do setor que movimenta a economia brasileira

Confira em mais um capítulo da série Indústria: o motor do Brasil o depoimento de uma gestora e o de uma empresária de duas empresas de Brasília sobre a importância do setor para o país

No Dia da Indústria, celebrado neste 25 de maio, a Agência CNI de Notícias publica uma videorreportagem com dois depoimentos:  um da supervisora-geral da Paredes Betel, Jéssika Rocha, e outro da sócia da Personalize Camisetas, Lucy Borges. As empresas, ambas de Brasília, são bons exemplos deste setor tão importante para a economia brasileira.

De acordo com Jéssika, a Paredes Betel “contrói sonhos”. E é fácil entender o motivo. O foco da empresa é consolidar na região Centro-Oeste um método construtivo muito utilizado na Europa, Ásia, América Central e em alguns países da América Latina: a construção com isopor (EPS). Ela conta que o produto possui inúmeras vantagens, como sustentabilidade, conforto térmico e acústico, rapidez, economia, resistência e força, e a possiblidade de atender projetos com paredes em curva. 

A Personalize Camisetas, por sua vez, está expandindo sua atuação. O que antes era apenas uma fábrica, agora também será uma loja para comercializar no varejo e atacado toda malharia produzida. Para a sócia da empresa, Lucy Borges de Moura, é a inovação que faz a empresa crescer cada dia mais. Veja o que Jéssika e Lucy falaram:

HISTÓRIA – O dia 25 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Indústria em homenagem ao empresário e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Roberto Simonsen. Na década de 1930, ele desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro. Enquanto o mundo mergulhava na Segunda Guerra Mundial, no período de 1938 a 1945, com a ajuda de Simonsen o Brasil começou a fabricar produtos que até então tinham de ser importados da Europa e da América do Norte.

Simonsen faleceu em 25 de maio de 1948. Em sua memória, a data foi transformada no Dia da Indústria. Ele também recebeu o título de patrono da Indústria Nacional. Era engenheiro de formação, mas consagrou-se como industrial, administrador, professor, historiador e político, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras. O Dia da Indústria foi instituído por decreto pelo presidente Juscelino Kubitchek, em 1957.

SAIBA MAIS - Acompanhe todas as reportagens da série Indústria: o motor do Brasil:

1ª- SÉRIE ESPECIAL: A cada real produzido pela indústria, são gerados R$ 2,32 para a economia brasileira
2ª - Ações em defesa de interesses da indústria visam a aumentar a competitividade do setor
3ª - Representação empresarial mais forte contribui para o aumento da competitividade das empresas
4ª - 6 serviços do Sistema Indústria para fazer o Brasil crescer
5ª - Dia da Indústria: a importância do setor que movimenta a economia brasileira
6ª - SESI e SENAI realizam pilotos para implementar novo currículo do ensino médio
7ª - Investir em inovação garante competitividade às empresas no longo prazo

Relacionadas

Leia mais

Prepare-se para o mercado de trabalho! SENAI tem matrículas abertas para 24 estados e o Distrito federal
VÍDEO: Superintendente do IEL explica por que as empresas precisam investir em inovação
Dia Mundial da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres na inovação

Comentários