CNI e Sebrae firmam novo acordo para incentivar desenvolvimento de MPEs dentro e fora do Brasil

A competitividade dos pequenos negócios industriais será trabalhada por ações das instituições com foco no encadeamento produtivo, internacionalização, economia de baixo carbono e ESG

Participaram do evento o presidente da CNI, o presidente do Sebrae e o ministro do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (17), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fortaleceu a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em prol das micros e pequenas empresas brasileiras.

As instituições firmaram um novo acordo de cooperação técnica para implementar ações focadas no aumento da competitividade dos pequenos negócios industriais. Os pilares estratégicos que a parceria vai abordar são: produtividade, inovação, encadeamento produtivo, internacionalização, economia de baixo carbono e ESG.


“O apoio da CNI e do Sebrae aos empresários é especialmente importante neste momento em que o Brasil precisa vencer as crises causadas pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia, além de dar respostas adequadas ao rápido avanço da tecnologia e às mudanças do clima”, declarou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante a 3ª edição do Fórum Encadear que aconteceu em São Paulo.


A parceria está alinhada com os desafios do Mapa Estratégico da Indústria, principalmente com o fator chave Inovação e Produtividade na Empresa, que é composto pelos pontos de gestão empresarial, inovação da indústria e internacionalização. O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) e o Indústria Global são algumas das iniciativas que serão renovadas por meio do novo acordo, que vai até 2027.

Na ocasião, Carlos Melles, presidente do Sebrae, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento tecnológico das MPEs. “Esse acordo abraça o sistema indústria como um todo a partir das verticais da inovação, da competitividade industrial, da ESG e da internacionalização dos pequenos negócios. Vamos colocar as empresas brasileiras na fronteira da tecnologia”, afirmou Melles.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também estava no evento e demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “O mundo busca uma nova cadeia de suprimentos, busca produzir de forma responsável e o Brasil é um player estratégico nesse cenário. Já fizemos a nossa transição enérgica, oferecemos uma das energias mais baratas do mundo e, assim, vamos conseguir escalar a economia verde por meio do empreendedorismo, demandando diretamente os pequenos e médios negócios”.  

Entre os objetivos propostos no ACT estão:

  • Promover o encadeamento produtivo dos pequenos negócios industriais com empresas de médio e grande porte por meio de troca de experiência, qualificação de fornecedores, encontros de negócios e mentorias empresariais;
  • Contribuir com o aumento da produtividade e inovação empresarial das MPEs e startups de base tecnológica, com ações para modernização da gestão, novos processos produtivos, fortalecimento de ecossistemas de inovação, inovação aberta e imersão;
  • Promover iniciativas de apoio e promoção de internacionalização dos pequenos negócios, como as missões comerciais e prospectivas, que conduzem MPEs em outros países para conhecer o mercado;
  • Contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável por meio do estímulo e fortalecimento da cultura do empreendedorismo, da inovação e boas práticas de ESG.

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

MPEs apresentam o melhor desempenho no 2º tri em 11 anos
Internacionalizar está na moda! CNI promove rodadas de negócios para setor têxtil
Quer exportar? Confira as iniciativas da Rede CIN que vão te ajudar em 2022

Comentários