No Dia da Indústria, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, fez um alerta sobre os desafios enfrentados pelo setor produtivo brasileiro e criticou medidas que, segundo ele, aumentam custos e reduzem a competitividade da economia nacional.
Em vídeo institucional, Alban afirmou que o Brasil vive um “novo mundo”, com uma nova lógica de comércio internacional, marcado por maior concorrência global e políticas de proteção às economias nacionais. Nesse cenário, segundo ele, a indústria brasileira perdeu produtividade ao longo dos anos e enfrenta entraves históricos como o aumento do custo Brasil, em especial: juros elevados e o alto preço da energia elétrica .
O presidente da CNI também criticou o que chamou de “cultura de levar vantagem em tudo” e demonstrou preocupação com medidas em discussão no Congresso, como a redução da jornada de trabalho. Para Alban, mudanças dessa magnitude precisam ocorrer de forma gradual e planejada, para evitar impactos sobre custos, investimentos e geração de empregos.
Alban afirmou, ainda, que segue confiante na capacidade de reação da indústria brasileira e defendeu maior compromisso coletivo com planejamento, segurança jurídica e responsabilidade fiscal. “Resiliência, luta e determinação continuarão existindo em toda a indústria brasileira”, concluiu.
Confira a declaração na íntegra:



