MPEs apresentam o melhor desempenho no 2º tri em 11 anos

O Índice de Desempenho avalia a produção, o número de empregados e a utilização da capacidade instalada das empresas. A falta ou o alto custo de insumos ainda é um problema nos setores industriais

Nesse segundo trimestre de 2022, as pequenas indústrias apresentaram um bom desempenho e melhora da situação financeira. A informação está no Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A instituição mostra que o Índice de Desempenho registrou o melhor desempenho médio para o segundo trimestre em 11 anos.

O desempenho médio do trimestre em 2022 foi de 47,4 pontos, resultado que também se encontra acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos) e acima da média do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos).


“A preocupação com a falta ou o alto custo das matérias-primas continua em alta para a pequena indústria. No segundo trimestre de 2022, foi o principal problema apontado pelas MPEs dos setores extrativo, de transformação e de construção. No entanto, o desempenho médio e a situação financeira das pequenas indústrias estão melhores”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.


Confira abaixo a entrevista na íntegra:

O levantamento também mostra que os empresários seguem otimistas e as perspectivas para a pequena indústria seguem em patamar positivo.

Falta e alto custo de matéria-prima é desafio para MPEs

Apesar disso, a falta ou o alto custo de matéria-prima ainda é um desafio para as micros e pequenas indústrias brasileiras. Segundo o levantamento, no segundo trimestre deste ano, o problema foi mais assinalado pelos empresários da indústria da construção (+5,4 pontos) e menos assinalado pelas empresas da indústria de transformação (-6,9) e da indústria extrativa (-6,8). O problema segue em primeiro lugar no ranking para todos os segmentos industriais, sendo um obstáculo para as pequenas indústrias há mais de um ano e meio.

O Panorama da Pequena Indústria é um levantamento trimestral que elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior for, melhor é a performance do setor. Veja, a seguir, a análise sobre cada um deles:

Desempenho e situação financeira das pequenas indústrias apresenta melhora no trimestre

O Índice de Desempenho para as indústrias de pequeno porte foi de 47,5 pontos em junho, uma alta de 4,8 pontos na comparação com a média dos meses de junho para anos anteriores.

O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias apresentou ligeira melhora, alcançando 41,2 pontos no segundo trimestre de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre, o índice mostra aumento de 0,2 ponto, ou seja, uma situação financeira muito semelhante, mas considerada uma melhora na comparação com o segundo trimestre de anos anteriores.

Falta ou alto custo de matéria-prima apresenta queda para indústrias extrativa e de transformação

A falta ou alto custo de matéria-prima permaneceu no primeiro lugar do ranking de principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas dos setores extrativo, de transformação e de construção.

A questão da demanda interna insuficiente também segue no rol dos principais problemas para todos os setores: ficou em segundo lugar para a indústria extrativa (25,5%), em terceiro para a transformação (22,6%) e em quinto para a construção (19,2%).

Confiança e perspectivas da pequena indústria em julho de 2022

Desde o início do ano, a confiança segue oscilando acima da média histórica de 52,8 pontos em torno dos 57,0 pontos. Assim, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para a pequena indústria segue mostrando confiança relativamente elevada e disseminada.

O Índice de Perspectivas da pequena indústria, que avalia as percepções dos empresários para os próximos meses, apontou queda de 0,9 ponto em julho de 2022, passando para 51,3 pontos.

Sobre o Panorama da Pequena Indústria

O Panorama da Pequena Indústria elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior ele for, melhor é a performance do setor.

A composição dos índices leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações.

Além disso, a pesquisa também traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre.

A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas ouvem cerca de 900 empresários de empresas de pequeno porte.

Relacionadas

Leia mais

Falta ou alto custo de insumos afeta 22 de 25 setores industriais analisados, diz CNI
#13 - Por que a inflação voltou a assombrar o Brasil (e o mundo)?
Aumento no preço dos insumos é o maior problema da construção há 24 meses

Comentários