Dezesseis trechos de rodovias do Sudeste têm trânsito crítico em horários de pico

Importantes estradas que levam e trazem mercadorias estão saturadas em horário de pico, prejudicando o fluxo rápido e eficiente de cargas e elevando custos de transporte para o setor produtivo

Importantes estradas que levam e trazem mercadorias para capitais do Sudeste estão saturadas em horário de pico, prejudicando o fluxo rápido e eficiente de cargas e elevando custos de transporte para o setor produtivo. O estudo Sudeste Competitivo, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), identificou 16 trechos de rodovias em que o volume de cargas, nos horários mais movimentados do dia, ultrapassa a capacidade projetada, exigindo obras urgentes de ampliação. 

O trabalho também mostra que, em quatro dos trechos mapeados, as estradas têm suportado mais de duas vezes a quantidade de carga para a qual estão dimensionadas. Em número de trechos, a BR-116 responde por nove dos segmentos mais congestionados da região Sudeste. Oito dos trechos mais movimentados estão em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e dois em Minas Gerais (veja quadro). 

De acordo com os números do estudo Sudeste Competitivo, a região necessita de R$ 63,2 bilhões em investimentos na malha de transportes até 2020 para garantir escoamento ágil e eficiente da produção, no mercado interno ou para exportação. Esse é o valor necessário para executar, até 2020, 86 projetos prioritários para modernizar e integrar o sistema logístico de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo melhorias em rodovias, ferrovias e portos. Uma vez concluídas, as obras propiciarão uma economia anual de até R$ 8,9 bilhões com o transporte de cargas para o setor produtivo, com base na movimentação projetada para o fim da década.

CONSOLIDADO - O Projeto Sudeste Competitivo é a última publicação da série Estudos Regionais de Competitividade, patrocinados pela CNI e por federações estaduais da indústria. Já foram apresentados o Norte (julho de 2011), o Sul (agosto de 2012), o Nordeste (outubro de 2012) e o Centro-Oeste Competitivo (outubro de 2013). Os estudos regionais oferecem subsídios para o governo planejar o futuro do sistema logístico, otimizar os recursos e reduzir os  custos de transporte do Brasil.

O ESTUDO - O Sumário executivo do Projeto Sudeste Competitivo está disponível para download.

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