SESI no Enem: dicas para tirar uma boa nota na prova de Português

Confira algumas dicas elaboradas por professores do SESI para fazer uma boa prova

A prova de Linguagens do Enem exige do estudante habilidades de interpretação de texto e leitura. A Língua Portuguesa é o principal foco da prova, que avalia os conhecimentos em áreas diversas, como gramática e literatura. Para ter um bom desempenho no exame, confira algumas dicas elaboradas por professores do SESI de todo o país:

1. No dia que antecede as provas do Enem: alimente-se bem (evite alimentos gordurosos); assista a uma boa comédia; escute músicas agradáveis e durma cedo.

2. O caderno que você vai receber, no dia da prova, é “seu”. Risque-o. Marque as ideias centrais. Sublinhe as palavras-chave. Elas abrirão as portas do entendimento. Texto marcado é texto mapeado, não precisa ser relido.

3. Não esqueça de levar mais de uma caneta preta e transparente. Compre-as com antecedência. Por que não agora? Leve também água e pastilhas refrescantes, as duas juntas, espantam o sono e o cansaço.

4. Boa parte das questões são antecedidas por longos textos. Seja objetivo: leia o enunciado da questão, antes de ler o texto. Viu o que se pede? Agora parta para a leitura atenta do texto e não esqueça de mapeá-lo.

5. Grifar os tópicos frasais de cada parágrafo do texto ajudam na interpretação.

6. Os temas mais recorrentes na prova são de interpretação de texto, gêneros textuais, norma culta e popular, funções da linguagem, figuras de linguagem e gramática relacionada à semântica. Atenção também para a ambiguidade e polissemia, além de gêneros textuais e intertextualidade;

7. Não se perca com o os conceitos de denotação e conotação, que costumam ser cobrados e podem confundir o aluno. Denotação: quando a palavra apresenta o sentido original, sem levar em consideração o contexto da frase, ou seja, tal como aparece no dicionário. Conotação: quando a palavra aparece com significado, passível de interpretações que dependem do contexto em que está aparecendo;

8. Preste atenção nas palavras (como tudo, nunca, sempre) que carregam, na maioria dos casos, pegadinhas;

9. A prova de língua portuguesa do Enem versa sobre a cobrança de competências que alinham a identificação, a compreensão e a aplicação das diferentes linguagens em diferentes contextos de uso. Com isso, associações entre arte, música, literatura e textos de diversos gêneros (crônicas, notícias, reportagem, charges, tirinhas, etc.) são promovidas no exame, com o objetivo de verificar o nível de interpretação do aluno, bem como de contextualização em relação aos assuntos abordados. Além disso, questões que envolvam a interpretação e a análise de poemas e/ou trechos literários também são bastante recorrentes na prova.

10. Fique atento às características dos principais movimentos literários, isso vai te ajudar nas análises das questões de literatura. Saiba relacionar os movimentos literários a seus equivalentes em outras artes

11. Sobre literatura, a escola literária que o Enem mais formula questões é o Modernismo, englobando os autores, obras e tendências. Lembre que o Modernismo surgiu como um movimento de oposição a escolas literárias como o Romantismo, o Parnasianismo e o Simbolismo. Assim, para entendê-lo, é necessário conhecer seus antecedentes literários e observar características estéticas e temas propostos.

12. Ainda falando em literatura, revise o Quinhentismo, principalmente, a Literatura de informação, pois “a carta de Pero Vaz de Caminha” sempre cai no Enem.

13. Na gramática contextualizada, - como é pedido no Enem - os conectivos são peças fundamentais. Não precisa “decorar” as classificações das conjunções, basta perceber qual a ideia que elas passam. Revise hoje: sintaxe do período composto.

As dicas acima foram elaboradas pelos professores do SESI Jonny Piter dos Santos Amaral, do Mato Grosso; Munike Martins Bonet, da Escola João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães (BA); Márcia Cristina Nascimento, de Caruaru (PE); pela equipe de docentes da Escola Djalma Pessoa, em Salvador; e ainda, Edileuza Vieira, Cíntia Daniela do Nascimento Oliveira, Marceli Tessmer e Sandra Silva.

LEIA TAMBÉM

Professores do SESI dão dicas para as provas do Enem 2015

SESI no Enem: passos básicos para se sair bem na prova de matemática

Especial SESI no Enem: veja as dicas para a prova de redação

SESI no Enem: dicas para tirar uma boa nota na prova de Português

SESI no Enem: esqueça o portunhol e saiba como mandar bem na prova de Espanhol

SESI no Enem: Prova de Química deve explorar questões relacionadas ao meio ambiente

SESI no Enem: o que você precisa saber de Geografia para fazer a prova

SESI no Enem: confira as dicas dos professores para a prova de História

SESI no Enem: informações que podem fazer a diferença na prova de Biologia

SESI no Enem: leitura atenta dos enunciados é fundamental na prova de Física

SESI no Enem: fique atento aos falsos cognatos e pronomes na prova de Inglês

ESPECIAL - Até o dia 22 de outubro, a Agência CNI de Notícias veicula dicas de professores das escolas do SESI de todo o país para as provas do Enem. Depois da Redação, Matemática e Português, confira as dicas de Geografia, História, Química, Física, Biologia, Inglês e Espanhol. Acompanhe a série especial SESI no Enem aqui no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

Instrutor cego encontra realização pessoal dando aulas de informática
Estudantes do SESI Bahia participam de feira de ciências nos Estados Unidos
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde

Comentários