Estudantes do SESI Bahia participam de feira de ciências nos Estados Unidos

Os jovens integram delegação brasileira que vai participar do maior evento de iniciação científica do mundo, a Intel-ISEF

Marcos Pereira, João Vitor Oliveira e Gabriel Negrão Morais

Os estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador, Marcos Pereira, João Vitor Oliveira e Gabriel Negrão, vão representar a Bahia nos Estados Unidos. Os três vão participar de uma das principais feiras científicas internacionais, a Intel-ISEF - Feira Internacional de Ciências e Engenharia (International Science and Engineering Fair, sigla em inglês), que será realizada entre os dias 13 e 18 de maio, no Estado da Pensilvânia.

Marcos Pereira e João Vitor Oliveira conquistaram a vaga na semana passada, ao garantirem o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas e também o Prêmio Destaque - Unidade da Federação, da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 13 e 15 deste mês. Com isso, o SESI Bahia terá três representantes no evento.
 

Gabriel Negrão - primeiro da equipe a garantir uma credencial para o evento americano

Já Gabriel Negrão Morais foi selecionado na Mostratec 2017 e foi o primeiro da equipe do Programa de Iniciação Científica da Escola SESI Djalma Pessoa a assegurar uma credencial para o evento americano.

O passaporte para Gabriel Negrão Morais conquistar uma vaga na Intel-Isef, durante na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), realizada no Rio Grande do Sul, no final de 2017, foi o “Estudo sobre a síntese orgânica assimétrica do álcool 1-feniletanol através de processos biocatalíticos, utilizando-se casca de laranja (Citrus sinensis)”, projeto da linha de pesquisa Bioquímica e Química. Com o trabalho, ele conquistou o 2º lugar na classificação geral, além do Prêmio Destaque da Mostratec 2017.

COPA DO MUNDO DA CIÊNCIA - O estudante Marcos Felipe Pereira, 18 anos, não esconde a satisfação de poder participar da Intel-ISEF, evento em que todos os pesquisadores só se credenciam se forem premiados em uma das feiras de ciência habilitadas. “Ter sido selecionado para integrar a delegação brasileira é uma grande conquista. É como se eu estivesse participando de uma Copa do Mundo, representando o nosso país”, comparou o estudante.
 
A participação em eventos científicos tem sido uma oportunidade que Marcos considera fundamental para seu desenvolvimento acadêmico. “Para que um trabalho de pesquisa avance, além dos resultados obtidos, é importante divulgá-lo e ter a avaliação de outras pessoas e, é essa oportunidade, que estamos tendo ao participar de eventos como esse, quando ocorre também muita troca de informação”, explicou.

Além do 1º lugar na categoria Ciências Biológicas com a pesquisa “Redução dos níveis do CO2 antrópico na atmosfera utilizando microalgas da espécie Dunaliella salina e aproveitamento de sua biomassa para reprodução de tensoativo”, Marcos Felipe Pereira e João Vitor Oliveira também receberam certificação de destaque internacional pela empresa Ricoh de Desenvolvimento Sustentável.

A gerente de Educação do SESI Bahia, Cléssia Lobo, destaca a importância deste reconhecimento. “O fato de a Bahia estar sendo representada internacionalmente no maior evento científico pré-universitário do mundo por três estudantes mostra que o SESI Bahia está certo ao investir na iniciação científica no ensino médio como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento do protagonismo do estudante na sua preparação para a vida profissional e acadêmica”, afirmou. 

OUTRAS PREMIAÇÕES - Todos os projetos fazem parte do Programa de Iniciação Científica Júnior da Rede SESI de Educação e foram realizados sob a orientação do professor Fernando Moutinho, que coordena o núcleo de pesquisa. O projeto da dupla Marcos Pereira e João Vitor Oliveira também foi premiado no Desafio CO2, premiação científica promovida pelo Instituto Akatu e Dow. O projeto conquistou, ainda, o 4º lugar na categoria Ciências Ambientais e se credenciou para a Mocinn 2018 (Mostra de Ciência do Norte e Nordeste).Também foi destaque em prêmios estaduais, obtendo o 1º lugar no Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em novembro de 2017.

Os estudantes vão para os Estados Unidos com todas as despesas pagas. A Intel-Isef é realizada desde 1950 e reúne os melhores projetos selecionados de 78 nações. É também considerada a maior feira de ciências pré-universitária do mundo.

Relacionadas

Leia mais

Conheça as equipes campeãs do Torneio Nacional de Robótica 2018
Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente

Comentários