Retrospectiva: 11 grandes momentos da indústria em 2022

Congresso de inovação, festival de robótica, missões internacionais. O ano marcou a volta de grandes eventos

Vamos combinar, 2022 ficou marcado pelo retorno de grandes eventos presenciais para todo mundo e a indústria não ficou de fora! 

Um exemplo, foi o 9º Congresso de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reuniu empresários, especialistas e estudantes do Brasil e do mundo. Dentro do evento, realizado em março, teve uma competição especial de robótica. Ela abriu o calendário da temporada 2021/2022 do Festival SESI de Robótica. Depois, ainda tivemos a estreia do Festival de Robótica Open Brasil, que marcou o primeiro evento internacional do FIRST.

O Brasil também participou de eventos internacionais, aproveitando oportunidades de negócio. São os casos da SIAL Paris, na França, e do Salão do Móvel de Milão, na Itália.

No ano de eleições, o Diálogo da Indústria com os Pré-candidatos à Presidência da República movimentaram o país. E, pensando nisso, a Agência de Notícias da Indústria, preparou um especial multimídia, com propostas da indústria para o desenvolvimento do país, o Desafio : Brasil.

Fechando o ano, a CNI realizou a tradicional entrevista coletiva à imprensa apresentando o balanço de 2022 e as perspectivas para o próximo ano.

E o Brasil ganhou o grande museu interativo - o SESI Lab - que promete revolucionar a forma como as pessoas aprendem e experimentam o contato com a ciência. O SESI Lab foi inaugurado no final de novembro e está mexendo com a imaginário de pessoas de todas as idades.

Inclusive, até o dia 30, toda programação por lá é gratuita, mediante a retirada de ingressos em bilheteria digital.

Confira os destaques da indústria em 2022:

200 anos da independência

O Brasil completou 200 anos de independência este ano. Aproveitando o simbolismo da data, a CNI realizou o projeto “200 Anos de Independência – a indústria e o futuro do Brasil”, uma série de cinco seminários para refletir sobre a evolução alcançada pelo país, nos últimos dois séculos, o momento atual e os desafios nacionais nas áreas políticas, econômica, social, da indústria e da educação.

Os debates resultaram em um livro contendo artigos assinados por 23 especialistas e lideranças políticas e empresariais para reflexões sobre a trajetória do Brasil.

SIAL Paris

Mais de 100 empresários brasileiros desembarcaram em Paris, na França, entre os dias 14 e 19 de outubro, para a Missão Comercial SIAL Paris 2022, maior feira de alimentos e bebidas do mundo. A iniciativa é realizada pela CNI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A programação da missão teve workshop, circuitos guiados na feira, rodadas de negócios com compradores internacionais e visitas técnicas em mercados referência na França.

Salão do Móvel de Milão 2022

A CNI liderou, em junho, uma comitiva de empresários brasileiros durante o Salão do Móvel (Salone del Mobile) em Milão, na Itália, para conhecer as tendências do mercado de design e mobiliário. Essa foi a 60ª edição do Salão, que reuniu mais de 2.000 expositores de 30 países, com o foco na sustentabilidade e na consciência ambiental na produção de móveis.

Congresso de Inovação

Os caminhos para um Brasil mais inovador e as tendências para o futuro da saúde, do trabalho, alimentação e produção de energia estiveram centro dos debates do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado em março em São Paulo e vitualmente.

Durante dois dias de evento, 77 palestrantes vão debateram as tendências da inovação no Brasil e no mundo. Além das palestras, o congresso contou com o pré-Festival SESI de Robótica.

No evento, o presidente da CNI, Robson Andrade, defendeu que o Brasil priorize uma política de longo prazo para a área de inovação.

“Devemos construir, com urgência, uma visão de longo prazo em que a inovação seja a prioridade e o principal vetor para a inserção internacional do Brasil na era do conhecimento”, ressaltou.

Festival SESI de Robótica

As competições de robótica são sempre aquela diversão. Em maio, São Paulo sediou o Festival SESI de Robótica 2022. No evento, são reunidas competições da FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC) e F1 in Schools.

É contagiante ver a animação, a interação, a troca de experiência dos estudantes com idades entre 9 e 19 anos. Eles colocam em prática o conhecimento de engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Festival Internacional SESI de Robótica

Pela primeira vez, o Brasil sediou um evento internacional de robótica. Em agosto, o Rio de Janeiro foi palco do Festival Internacional SESI de Robótica, que integra o calendário oficial desta temporada da FIRST, que é a organizadora de competições da modalidade em todo o mundo. Foram realizadas duas competições dentro do festial: o Open FIRST LEGO League Challenge (FLL) Brazil e o Off Season FIRST Robotics Competition (FRC).

E a paixão pela robótica reuniu em um só lugar, o Píer Mauá, alunos de 9 a 18 anos que vivenciaram uma experiência única, conheceram diferentes culturas, aprenderam e compartilharam seus conhecimentos.

SESI Lab

Brasília ganhou um novo espaço que vai revolucionar a forma de consumir arte, ciência e tecnologia. É o SESI Lab, um espaço inédito para reimaginar as possibilidades de futuro por meio da criatividade e da investigação.  O museu 100% interativo foi inaugurado em novembro no antigo Edifício Touring Club, icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília. O complexo multiuso tem experiências sensoriais e educativas a partir de um processo lúdico, divertido, estimulante, participativo, coletivo e democrático. Vale muito a visita.

COP 27

Durante duas semanas de novembro, os olhos do mundo estiveram voltados para Sharm El Sheikh, no Egito. De 6 a 20 de novembro, líderes globais, empresários e a sociedade civil participaram da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), onde os desafios climáticos e a urgência em enfrentá-los estava em debate.

Os avanços foram considerados tímidos. O destaque da COP 27 ficou para a criação do fundo para perdas e danos, um pleito antigo de países mais vulneráveis aos impactos dos eventos climáticos. No entanto, agendas mais relevantes para a indústria brasileira não tiveram o progresso esperado, como a operacionalização do mercado global de carbono e o financiamento para mitigação e adaptação. 

Desafio : Brasil

Em ano de eleição, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da CNI, lançou a minissérie especial Desafio: Brasil. Em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país na economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

A minissérie envolve estudos e análises das 21 propostas que a indústria levou, na época do lançamento, aos pré-candidatos à Presidência da República.

Diálogos com pré-candidatos

Diálogo da Indústria com os pré-candidatos à Presidência da República. O tradicional encontro entre os presidenciáveis e os dirigentes do setor industrial para apresentar sugestões para melhorar o desempenho da economia foi realizado em junho, em Brasília.

Os pré-candidatos tiveram a oportunidade de debater os estudos elaborados pela CNI e apresentar medidas que adotarão em seus eventuais governos para aumentar a produtividade das empresas e estimular o crescimento sustentado da economia brasileira.

Os quatro principais pré-candidatos foram convidados a participar do encontro. Participaram Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) e o presidente da república, Jair Bolsonaro.

Coletiva de fim de ano

Na tradicional entrevista coletiva de final de ano, a CNI apresentou a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6% em 2023, sobre crescimento de 3,1% previsto para 2022.

No estúdio da CNI, em Brasília, o presidente da CNI, Robson Andrade, a diretora de Desenvolvimento Industria e Economia, Lytha Spíndola, e o gerente-executivo de Economia, Mário Sérgio Telles, apresentaram aos jornalistas, que acompanharam presencialmente e online, o balanço de 2022 e as perspectivas da economia e da indústria para 2023.

Obrigada a todos vocês que fizeram parte desses momentos marcantes da indústria em 2022! Tem muito mais em 2023! A gente se vê!

Relacionadas

Leia mais

CNI apresenta propostas para enfrentar desafios relacionados à biodiversidade
Mais 29 equipes se classificam para o torneio nacional de robótica FLL
#23 – Conheça o SESI Lab!

Comentários