Corre, que dá tempo! CNI organiza missão à Salone Del Mobile em Milão

Inscrições para ir a maior feira de design mobiliário do mundo estão abertas até 27 de maio. Missão prospectiva conta com circuito guiado na feira e visitas técnicas em empresas da região

Salone Del Mobile acontecerá entre os dias 7 e 12 de junho

Referência mundial do setor moveleiro, a feira Salone del Mobile, em Milão (Itália), acontecerá entre os dias 7 e 12 de junho, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está organizando uma missão prospectiva para que empresários brasileiros do ramo tenham a oportunidade de conhecer o mercado. Circuito guiado e visitas técnicas em empresas destaques da cidade fazem parte da programação da viagem.

Após dois anos de pandemia, a 60ª edição da maior feira de design de móveis traz o conceito de olhar para o futuro, com consciência ambiental na produção de móveis, sob o tema "Design with Nature".

O evento incluirá uma instalação projetada pelo arquiteto italiano Mario Cucinella em celebração aos 60 anos da mostra. Ele chamará 600 jovens designers para "projetar para nós mesmos no futuro" através da narração de um ecossistema que representará "o futuro vivendo em casa".

Além disso, o salão de 2022 envolverá mais de 2000 expositores. O Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e o Workplace3.0 oferecerão avenidas estéticas, nas quais os protagonistas são produtos de qualidade e pesquisa.

Por meio dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), a CNI vai liderar a missão para Milão durante os dias 4 e 14 de junho, em busca das novidades e tendências do setor. Empresários brasileiros vão à feira, onde terão contato com expositores de diversos países e poderão fazer novos contatos para futuramente fechar negócios internacionais, e farão visitas técnicas em fábricas renomadas na cidade para adquirir conhecimentos de produção, por exemplo. A missão é realizada em parceria com a Apex-Brasil.

A indústria de móveis brasileira no Brasil e no mundo

Segundo estudo “Oportunidades comerciais para Micros e Pequenas Empresas: Setores e Mercados-alvo”, da CNI, o setor moveleiro contava com quase 20 mil MPEs em 2019. Essas eram responsáveis por mais 145 mil postos de trabalho formal.

Aqui no Brasil, os estados que mostram potencial para desenvolvimento são Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Migas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já no exterior, o estudo aponta que há oportunidade para os produtos brasileiros em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

O relatório “Monitoramento das Exportações de Móveis”, da Apex-Brasil com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), mostra que o Brasil exportou cerca de U$71,6 milhões em móveis prontos e colchões em março de 2022.

Lá fora, os móveis de madeira fazem sucesso e representam 82,9% das exportações do setor. Isso porque o Brasil tem uma flora rica de opções e fornece essa matéria-prima, que muitas vezes é exclusiva do nosso país. Com tantos biomas e paisagens diferentes, também não faltam inspiração vindas da natureza para os designers, que colocam esses elementos nas peças e se destacam.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

Rede CIN gera mais de R$ 1 milhão em negócios para MPEs do setor têxtil
Brasil Indústria: o desenvolvimento está em todo lugar!
MPEs apresentam melhor desempenho no primeiro trimestre desde 2012

Comentários